Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

9 de janeiro de 2013

A casa dos vinte - ou não.

Eu tenho vinte e seis anos.

Idade dita, agora vem o "desabafo". Tenho recebido vários elogios pela minha casa, justiça seja feita. Mas tem um detalhe que não desce direito. "Sua casa está muito bonita, colorida, com reaproveitamento. Uma casa de quem tem vinte e poucos anos." Oi? Como assim? Quer dizer que quando eu chegar aos 40, 50, 60, terei que me tornar uma pessoa nude, desprovida de qualquer consciência ecológica e de criatividade? Que me desculpem os que acreditam nisso, mas não me convence! Posso até mudar o gosto, e com certeza mudarei, mas passar a ter o bege como referência, não! Deixar de exercitar a criatividade também não!
Sabe por que? Porque acredito muito mais na questão do estilo e das referências que da idade. Eu sou uma pessoa das artes. Amo livro, teatro, fotografia, pintura, cinema, artesanato... ou seja, ficar no lugar comum não combina comigo. Prefiro arriscar, me jogar nas cores, e se não der certo, tentar de novo.
Mas se eu ficar só no bla-bla-blá podem me chamar de teimosa e dizer que quando os anos passarem eu verei. Verei não. Veremos. Agora.

Sou leitora assídua da revista Minha Casa, todo mês defendo meu exemplar. Daí me lembrei de uma casa que me chamou muito a atenção, alguns meses atrás. Fui para o site da revista catar as fotos e não é que consegui? Não sei quantos anos tem a Valentina, a dona da casa, mas ela tem uma filha com 25 anos. Isso basta, não?

Na revista diz que Valentina se inspirou na artista mexicana Frida Kahlo para decorar o apartamento. Na minha sala, eu me inspirei no holandês Piet Mondrian e suas cores primárias. 
Olhe para a mesa lateral azul. Não é linda?


Um buffet que deve ter sido repaginado recebeu um amarelão e espelhos. Percebe aí o tal do desvio de função? O buffet faz o papel do rack e a cadeira, de revisteiro.
E esta parede cinza fazendo contraste com o amarelo, preciso comentar?


Parede recheada: tem prato, tem bandeja, tem quadrinho, tem apenas moldura. Tem quadrado, tem retângulo, tem círculo, tem oval. Tem grande, tem pequeno. Isso é ou não é sair do lugar comum?


Esta cama estilo chippendale que fica no quarto da filha, Catarina, Valentina achou no lixo e pintou a moldura e os pés. Vai me dizer agora que reaproveitamento é ideia de quem tem vinte e poucos anos? 


O que falar dessa parede? Muito original! E fez uma composição perfeita com os móveis antigos. Aquela velha história de que o modernoso junto com o clássico traz harmonia ao ambiente. E vamos combinar que fica mega estiloso! Quero essa parede para mim! Posso arrancar e trazer para a Casa de Amados?

Imagens: Minha Casa

A Valentina merece ir para o céu por ter feito uma coisa que quase ninguém teria coragem de fazer: não colocar mobiliário planejado no banheiro. Olha isso, gente! Desvio de função de novo: criado mudo, cofre, quadrinhos estilo século XIX, espelhos micros com moldura rococó.  Tudo bem que os quadrinhos continuam sendo quadrinhos, mas creio que dificilmente alguém os colocaria no banheiro, né?
Morro quando vejo um banheiro assim! Sala e quarto originais você até acha... mas banheiro? Me dá vontade de dar um abraço na pessoa e dizer o quanto ela é genial, quando vejo um troço desses! Ai ai! (Juro que um dia ainda tenho uma penteadeira de bancada!)


Agora me diz: ser colorido e "reaproveitador" é coisa de quem tem vinte e poucos?



Se você souber de alguma casa colorida e que valorize o reaproveitamento, onde more alguém que já passou dos 40, compartilha com a gente?
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

20 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que casa mas colorida y bella !! Esa pared llena de Marcos de distintos colores !! Que manera de usar el color en forma exagerada y perfecta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me apaixonei por essa casa! Bem colorida sem perder a elegância.
      Beijos.

      Excluir
  3. Nossa amei essas decor !!!!

    Super inspiração =) e Obg pela sua visita!!

    www.blogqueroserryca.com

    Bjão **

    ResponderExcluir
  4. hahaha O que mais gostei da postagem? O texto! Concordo muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é! Acho que você é do meu time: não se tornará uma pessoa nude só porque passou da fase dos vinte! Viva as cores! Viva o reaproveitamento!

      Excluir
  5. Juliana, tu post es espectacular.
    Las imágenes publicadas, hermosas. Y todo lo que decís, me siento identificada y entiendo :)
    La Deco de nuestros espacios debe/debería ser, una impresión de nuestras preferencias, en fin, que hablen de nosotros. Me encantó el uso del color, el vintage y todos los reciclados que vemos en las imágenes, vestir con personalidad un espacio. Te felicito, creo es uno de los post de blogs que he leído últimamente y que mas me ha impactado. La DECO personalizada, real, auténtica, no tiene edad :)
    Cariños desde BS As, Argentina
    Victoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Victoria! Muito obrigada! Me senti tão honrada com o seu comentário!

      Beijos.

      Excluir
  6. Ju, eu acho linda sua casa.
    Claro que com o passar do tempo,algumas coisas mudam na decoração das casas de pessoas normais.É aquelas que não tem síndrome de Gabriela(eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim...rsrs...).
    Vai trocar um estofado,quem sabe as cadeiras, o sofá, mudar a cor das paredes, mas vai continuar sendo a casa da Ju e pronto.
    Tem muita gente que quer ter casa de revista, e vai perdendo a essência.
    Vai decorando casa para os outros verem, e se esquecem que outros só te visitam e você mora ali.
    Sua casa tem que ser o melhor lugar no mundo e tem que ter a sua cara, seus gostos, seus cheiros e o que você gosta, independente da idade que vc tem.
    Ah, quando vc fizer 27, eu venho ver sua cadeira de balanço...kkkk...

    Besitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a cadeira de balanço for uma DAR Eames, eu não ficaria triste de tê-la tão cedo! hahahahaha

      Mas eu acho que a questão não é só querer ter uma casa de revista, mas medo de se arriscar, medo de errar. E hoje, vendo o post do Leonardo, no blog A Casa que a minha Vó Queria, concluí que essas pessoas podem ter medo de se despir. Daí, não colocam suas referências na casa. Ainda vou refletir melhor sobre isso.

      Beijos.

      Excluir
  7. Acho que em relação a isso a idade pouco diz, o importante é ter uma casa com a cara de quem mora nela, não é verdade? Afinal, casa é o lugar que a gente mais tem que se sentir bem.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Pois é, a nossa casa é o nosso refúgio, e é por isso mesmo que eu acredito que devemos nos encontrar nela.
      Beijos.

      Excluir
  8. Acho q casas assim, claro, independem da idade da dona, e sim do gosto pela decoração e, principalmente, da personalidade feliz e criativa, não é mesmo?! bjos!

    ResponderExcluir
  9. Sim, querida "Amado", euzinha de 45 ! kkkk Ainda lhe envio umas fotos, se quiser, claro! Dar novos usos ao que já tem história é valorizar a função e cada material usado para dar vida ao objeto. Justifica cada preguinho, lixa, madeira, ferro, vidro, cola, tinta, mão-de-obra...sem falar que passa-se a contar uma nova história. Isso é amor ao mundo. E a cada ano que se acumula na sua vida nada subtrai ou vira nude, soma-se a sabedoria do multiplicar a sobrevida por um mundo melhor. À medida que os anos vêm suas cores se tornam mais libertas para ser o que quer que seja ou queira. Sem essa de 40s...Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei!!!! Pode enviar as fotos, sim, claro!! O e-mail está logo abaixo do meu perfil!
      Beijos

      Excluir
  10. Oie!!! Menina, eu sou amiga da Valentina. Ela decorou minha casinha. Fez várias coisas legais com caixotes de madeira, janela antiga. Se quiser, te mando por e-mail. Ela tem quase 50 anos e é uma referência em decoração aqui na Bahia. E a Valentina é uma das mulheres mais lindas que conheço. Totalmente jovial. Mais jovem que a própria filha, de nossa idade, 26 anos. Muito bom seu blog. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Midiã! Adoreeeeeeeeeiiiiiiii!!! Sua casinha deve ter ficado linda! Fiquei tão feliz agora! E sim, eu vou AMAR receber as fotos por e-mail!! =)
      Aproveita e diz pra Valentina que eu estou mandando mil parabéns pela genialidade e originalidade dela???

      Beijos!!

      Excluir
  11. Obrigada gente!Estou feliz que gostaram. Estou fazendo uma nova decor com os mesmos móveis, breve postarei pra vocês!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...