Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

23 de maio de 2017

Antes e depois: 5 dicas para um quarto infantil onde ninguém bota defeito!


Fotos: Fran Bagnati/ Lá de Casa 


Quando vi uma foto desse quarto pela primeira vez, fiquei assim.... de queixo caído, sabe? Não deveria, porque faz tempo que eu sei que a Fran, do Lá de Casa, que decorou esse quarto para a sobrinha, arrasa, e muito. Mas sabe como é... mesmo sabendo que dela só pode vir coisa linda, não pude evitar um monte de suspiros - suspiros mesmo, não a comida, okay? 
E sabe o que é mais legal? Muitos móveis foram reaproveitados de outras pessoas da família, e quase tudo foi feito em casa, no melhor estilo handmade. Em outras palavras: a demonstração de que não é necessário ter verbas astronômicas para decorar o quartinho das crianças. Boa vontade e mão na massa já ajudam pra caramba!
Foi por isso que assim que vi esse quarto, tive certeza de que ele seria o ambiente escolhido para o próximo antes e depois desse blog. =)


Observe bem as fotos do antes, do depois e bora às dicas!






1) FUJA DO LUGAR COMUM!

Tradicionalmente os quartos de criança são tão padronizados. Base branca ou bege e elementos em rosa ou azul. Os móveis, se não forem todos iguaizinhos, costumam ser bem similares. A consequência disso é um quarto sem personalidade alguma, desses que parecem ter saído de showroom. Se permita sair do lugar comum. Se não souber por onde começar, busque inspirações na internet, o Pinterest é cheio de ideias. O mais bacana é que muitas soluções bacanas são economicamente viáveis.


2) REAPROVEITE MÓVEIS DE OUTRAS GERAÇÕES

Em geral, os móveis de décadas passadas tem bem mais qualidade que os de hoje. Então, se tiver móveis dando sopa na sua família, aproveite. Se tiver medo do quarto da criança ficar com cara de quarto de vó, relaxe. É só dar uma cara nova a eles, e cuidar para que a composição fique agradável aos olhos infantis. Nesse quarto da Giulia foram reaproveitados a cama, mantida na madeira, e o guarda roupa, pintado de verde-menta. 


3) PINTURA GEOMÉTRICA CRIA UM EFEITO INTERESSANTE

Quase ninguém pensa em formas geométricas para quarto de criança, e quando coloca papel de parede, é de bichinhos, bonequinhas, etc. Mas se parar para pensar, nesses quartos costumam ter muita imagem figurativa: nos brinquedos, nos livros, na roupa de cama.... e inserir uma pintura geométrica cria um contraponto bem interessante


4) CRIE UM CANTO DE LEITURA

Muitos pais sonham em ter um filho que goste de ler. Para estimular o hábito, é bem interessante colocar os livros bem ao alcance da criança, de forma que ela não precise pedir a um adulto. Mas, além de deixar os livros num lugar baixo, de fácil acesso, é bacana criar um espaço relax perto para que ela possa curti-los. Não precisa de muito: alguns quartos têm uma cabaninha, mas aqui foram usados colchonete e algumas almofadas, e isso já deu conta do recado. 
Claro que nem todo mundo terá espaço para ter um canto de leitura + uma mesa de estudos. É por isso que nessa fase, eu não recomendaria fazer armário embutido, desses que ocupam 1 parede e meia, 2 paredes no quarto da criança. Avalie a sua real necessidade. Muita gente tende a achar que precisa, mas se for avaliar meeeeesmo, com calma, verá que não é tão necessário assim no momento. Esses armários tiram o espaço de lazer das crianças. Acredite, falo por experiência própria. Fui uma menina que brincava a maior parte do tempo na sala, atrapalhando a circulação de todo mundo, porque devido ao excesso de armários, eu não tinha espaço no meu quarto.


5) INSIRA OBJETOS INUSITADOS

Qual criança que não gosta de ter algo diferente? Nesse quarto, o inusitado fica por conta das luminárias: as de nuvem, a de estrela, da bonequinha do abajur e até da fairy light que dá o toque de aconchego. 
Na falta de ideias, busque elementos do universo infantil para o toque final. Podem ser bichinhos, seres mitológicos (como sereias e unicórnios, por exemplo), personagens de historinhas. Uma boa é sondar do que a criança gosta e pontuar os gostos dela na decor. Ela vai ficar feliz e se identificar com o ambiente. 


Essas fotos foram retiradas do blog da Fran, e eu suuuuuuper recomendo que você visite a fonte original, que além de ter mais fotos, tem um vídeo e também, mais detalhes de como esse quarto foi reformado. Basta clicar aqui. ;)
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Um comentário :

  1. Ju, sua queriiida!!! Fiquei tão feliz de ver o quarto da Giu por aqui! Suas palavras são muito gentis. Obrigada de verdade pelo carinho, viu!?...
    Tomara que mais e mais gente se anime a fazer do DIY um jeito de transformar suas casas em lares de verdade, né?
    Beijo enorme, viu!?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...