Recentemente me dei conta de que eu raramente falo de quarto por aqui. Talvez seja porque aqui em casa eu não tive que fazer malabarismo para decorar com pouco dinheiro, já que praticamente todos os móveis já estavam aqui. O que eu fiz foi dar uns toques com objetos decorativos e trazer um pouco de cor. Mas eu fiquei pensando, e quem pega um ambiente vazio, do zero? Claro que tem que ter formas de ter um quarto com personalidade a baixo custo. E pesquisei algumas inspirações para vocês.
Nesse quarto, podemos ver que o destaque é o papel de parede. Ok, eu sei que papel de parede não é uma coisa lá muito barata, mas aplicá-lo em uma parede só barateia muito o projeto. E hoje em dia, já existem algumas opções bem mais acessíveis e sempre existirá o plano B: papel adesivo, tecido, tecido adesivo.
Reparou nos puffs? Eu tenho 2 iguais, só que vermelhos e ficam na sala. O preço dos meus? 30 paus cada um numa loja no Saara. É só pesquisar que você acha coisas solidárias a quem tem o bolso pequenininho.
Imagem: Casa Linda |
Já esse mostra que decorar um quarto não precisa ser nenhum bicho de 7 cabeças. Colchas, almofadas diferentes entre si, uma tinta no criado mudo, quadrinhos. Ok, sei que colchas e almofadas não costumam ser itens muito baratos, mas pesquisando dá para achar preços acessíveis, e almofadas você pode personalizar comprando tecidos e se não souber costurar pode pedir uma costureira para fazer a capa. Para encher, basta acrilon que é um item baratinho, baratinho, que você pode comprar em casas de plástico. Quadrinhos, eu já mostrei aqui como fazê-los a custo quase zero, né?
Imagem: Minha Casa |
Já esse lembra muito o de um casal de amigos muito querido. Tinta na parede mesmo que seja de uma cor mais suave já faz uma diferença danada. A cabeceira lembra palete, mas você pode fazer com palete mesmo. Aliás, a ideia dos meus amigos, que se mudaram recentemente, é fazer a cabeceira deles com paletes. Fica barato e dá um toque diferente ao ambiente. Até porque a gente vê muito isso em revistas, mas pouco em casas de verdade, não é mesmo?
Imagem: Minha Casa |
Uma das dicas desse quarto é a mesma do anterior: tinta na parede faz uma diferença, vou te contar!
A outra dica é o investimento no artesanato: reparou na colcha e nas almofadas? Essa colcha talvez seja cara, mas se alguém na sua família souber crochê, você já tem um substituto. O mesmo serve para as almofadas que têm um ar tão artesanal. O criado mudo tem cara de ter sido reformado - a gente está careca de saber que colocar a mão na massa ajuda muito o nosso bolsinho, não?
Imagem: Minha Casa |
Bem, esse tem uma bancada de marcenaria planejada, que sabemos que não é barato. Mas é possível substituí-la por uma bancada solta, presa com mãos francesas.
A cômoda que faz as vezes de um criado mudo pode ter sido herança de família ou garimpada em algum brechó. De novo: invista no faça-voce-mesmo.
Outra dica que esse quarto repete: cor na parede!
Na cama, almofadas fazem uma graça. Essa é uma das maneiras mais simples de mudar a cara de um quarto.
Imagem: Minha Casa |
Esse tem um ar mais sofisticado, mas se esse for o seu estilo, tem como conseguir um efeito parecido sem ficar com o nome no SPC. A mesinha de trabalho pode ser feita com cavaletes de madeira e um tampo de vidro. Uma cadeira de palha você consegue dando um rolé pelos brechós. Eu sempre vejo.
A cabeceira estofada, você pode fazer. O que não falta na internet é tutorial. Para assistir um deles, clique aqui.
Imagem: Minha Casa |
Eu volta e meia escuto: "minha casa não é legal por falta de dinheiro". É por isso que eu sempre bato na mesma tecla: para decorar não precisa de muito dinheiro. Precisa de amor e vontade. E só!
Realmente existem várias maneiras de decorar com bom gosto e gastando pouco ou reaproveitando...
ResponderExcluirMuito boa a matéria
Beijos
Obrigada, Livia. A ideia é mostrar que é possível decorar com pouco dinheiro, porque as pessoas tem mania de achar que precisam nadar no dinheiro para ter uma casa com personalidade, e nós sabemos que não é bem assim.
ExcluirBeijos
Adorei cada uma das inspirações e estou contigo. Aliás, meu próximo post vai ser mostrando um dos lados do meu quarto que mudei gastando pouco. E que mudança! Todo mundo diz!
ResponderExcluirEstou doida pra ver seu quarto, já te falei, né?
ExcluirBueno lo primero que se necesita para decorar es buen gusto y bueno algo de dinero,, porque sin nada ,, no se puede
ResponderExcluirBesos
De fato, sem um tostão não tem como fazer nada. Mas a partir do momento que a pessoa tem uma casa, pressupõe-se que ela tem algum tostão, ainda que seja pouco. A ideia é mostrar que podemos arrumar saídas para que a decoração caiba dentro do orçamento.
ExcluirBeijos.
Gostei muito das ideias! Realmente acho que tem muitas opções bacanas para qualquer verba, o négocio é querer, ir atrás, botar a cabeça pra funcionar (e os braços e pernas! rs.)! Enfim, ter amor pela sua casa e ambientes onde vivemos, afinal eles são muito importantes!!
ResponderExcluirOutra dia ví uma ideia que achei o máximo, não lembro onde.. Pegaram um colchão de solteiro, revestiram com tecido e usaram como cabeceira de uma cama de casal! Ficou lindo! Bjs ;)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo sempre amei seu post!!! Preciso tomar vergonha na cara!! Ou melhor... ter um pouco mais de amor e vontade, rs!! Vamo q vamo rumo a um 2014 diferente!
ResponderExcluirOi, Ju!
ResponderExcluirMinha casa é uma das que o quarto estava no 0. Agora, posso dizer que ele saiu do 0 pro 1 hahaha! Menina, só tenho cama no quarto. Como a casa inteira estava no 0, demos prioridade a outros ambientes e o quarto ficou pra depois. Mas vou espiar o vídeo da cabeceira, que adorei a ideia de fazer uma!
Beijo, Ju!
Mariana.
Oi Ju,
ResponderExcluirAdorei as sugestões.
Com bom gosto e boas escolhas o quarto pode ficar bonito e com a carinha do dono.
Beijos