Cá estamos nós, lançando mais um tema para o DIY Coletivo. O tema do mês? Tecido. Que cá pra nós, oferece possibilidades mil. Existem infinitas opções de estampas que servem para muito mais que fazer roupas, né?
Um dos primeiros posts do blog foi a reforma do meu rack, que pedi para o marceneiro diminuir e depois, deixei-o com uma cara mais de Juliana com contact de bolinhas e um puxador branco. Mas na última vez que fui a Tiradentes, me apaixonei por um puxador e comprei dois. Desde então, andava com vontade de reformar o rack de novo. Ainda sou apaixonada por bolinhas, mas como já comentei aqui, ando numa fase meio romântica, nutrindo uma queda por flores e frufrus. Daí, o tema do mês fez sair do papel o projeto que tinha em mente já há alguns meses. O projeto de romantizar o rack. rsrs.
Ele era assim:
Março/2013 |
Para reformar o seu móvel, você precisará de:
- Tecido
- Tesoura
- Cola branca
- Cola pano
- Estilete
Já separou os materiais? Bora começar?
1- Retire puxador e o contact da superfície.
2- Caso fique cola em algumas partes, sem estresse. Flanela e Veja dão conta do recado.
3- Eu calculei o tamanho do tecido no olho mesmo, colocando-o em cima da porta (pedaço a ser reformado).
4- Recorte. Uma dica boa que aprendi com a Zilah, do Dona das Coisinhas: tenha uma tesoura só para tecido. Faz diferença, acreditem!
5/ 6 - Para colar, use a cola branca escolar e espalhe com pincel. Não dilua.
7 - Pressione o tecido e vá empurrando em direção às extremidades, como você faria com contact. Sim, sua mão vai ficar melequenta, faz parte. rs.
8- Passe um fio de cola branca na lateral.
9 - Puxe o tecido para fixá-lo bem na lateral.
10/11/ 12 - Com a cola pano, faça o acabamento. Repita o processo em todos os lados. Espere secar.
13 - Com estilete, faça um furo onde está o buraco pelo qual passará o puxador.
14 - Recorte as sobras. Foco no acabamento nessa hora.
15 - Impermeabilize o tecido com a cola branca. Tem gente que dilui a cola nessa parte, mas eu não o fiz. Espere secar.
16 - Coloque o puxador. E..... está pronto! =)
De perto. Ali atrás, a cortininha que esconde toda a parafernália dos fios. |
Não é um projeto rápido, porque tem que esperar a cola secar antes de partir para as próximas etapas, mas é bem fácil, acredite. Fiz as duas portas em uma tarde.
Quanto à cortininha, que esconde o amontoado de fios, eu ensinei a fazer nesse post aqui.
Se quiser ver o primeiro processo de reforma do rack, clique aqui.
Que tal dar uma espiadinha nos projetos dos outros participantes oficiais desta edição?
Feita com muito esmero |
Home Sweetener |
Pot.pourri da Karen |
The Blue Post |
Participe você também!!! É só dar uma espiadinha nas regras, na página do DIY Coletivo.
Ju, confesso que seu post me deu mais coragem para forrar algum um daqui de casa... vivo pensando nisso, mas logo desisto. Aqui, a vitima seria um aparador. Aiaiai...será que faço? Que drama :) O tecido e o puxador que vc escolheu formaram uma dupla linda...muito bom gosto! Bjos
ResponderExcluirSabe aquela frase do facebook: "se der medo, vá com medo mesmo"? Então... manda ver! ;) Você faz tanta coisa legal, acredito que ficará lindo!
ExcluirBeijos.
Adorei Ju! Realmente o rack ficou muito melhor assim. Esse carnaval também vou reformar dois móveis aqui de casa, mas vou usar contact! Adorei os puxadores, tô na caça de uns assim aqui em Campinas!
ResponderExcluirEsse puxador, eu comprei numa loja de artesanato em Tiradentes, mas aqui no Rio vi vendendo numa loja de móveis indianos. Dê uma olhada nesse tipo de loja aí.
ExcluirBeijos.
Ficou bem legal o projeto, Ju. Muito original o seu rack. Gostei da combinação de azul e branco que é um clássico no décor. Beijos da Nanda
ResponderExcluirObrigada, Nanda. Na verdade, a minha ideia inicial era usar um tecido que puxasse para o cinza, mas eu queria algo floral e não achei nenhum cinza floral. Mas acabei gostando muito desse azul.
ExcluirBeijos.
Adorei parabéns pela paciencia de forrar um móvel!!
ResponderExcluirBeijos
Obrigada, Livia. Toma tempo porque tem que esperar a cola secar em algumas etapas, mas se bobear é até mais fácil que forrar com contact. ;)
ExcluirBeijos.
Ju, preciso dizer que adorei esse tecido. Esse florido pequeno todo azul, tá um arraso! Dá até pra forrar um móvel todo com ela, que não vai pesar, né?
ResponderExcluirEu adoro essa técnica e até já usei pra colar chitão na parede da cozinha de meu antigo apto, dá só uma olhada: http://potpourridakaren.blogspot.com.br/2010/11/interferencias-bem-humoradas.html
Não pude deixar de notar também o rádio antigo e o relógio na parede. LIN-DOS! Bjao
Karen, eu dei uma olhada e.... Jesus, que SENHORA diferença!
ExcluirO rádio é da Forma Fina, e o relógio é de uma loja que fica na Figueiredo Magalhães, em Copa.
Beijos.
Oi Ju!! Esse tecido deu um 'up' pro rack,muito lindo!Ja reformei tampo de um criado mudo velho meu com tecido e amei a experiência.Bom feriado! Bjs
ResponderExcluirEssa foi a primeira vez que usei tecido num móvel e também adorei a experiência!
ExcluirBeijos.
Adorei a dica delicado e super fofo, parabns.
ResponderExcluirObrigada, Cássia!
ExcluirGostei bastante Ju! Adoro esse toque romântico...
ResponderExcluirDei um tempo nos projeto (e até fiquei devendo os dos fios) :/
Não porque quero, mas porque estamos passando por algumas mudanças aqui em casa que em breve eu conto no blog, aí passando tudo isso vou voltar com tudo! rs
beijos,
Carla.
Mas você ainda pode fazer o projeto dos fios quando puder. Esse do tecido, também não precisa fazer correndo!
ExcluirDoida pra saber as novas no seu blog. =)
Beijos
Hola Juliana querida que lindo quedo ese rock , yo hace tiempo que quiero hacer ese mismo trabajo con tejido ,, usted me ánimo a hacerlo
ResponderExcluirBesos
Fico feliz de saber que te animei a fazer o mesmo! Isso é o suficiente para valer a pena manter o blog com tanto carinho. =)
ExcluirBesitos.
adoro ver móveis repaginados. Esse ficou com uma carinha linda. Gostei bastante.
ResponderExcluirObrigada, Cecy!
ExcluirMuito bom o seu projeto. O móvel muda mesmo de imagem Estou querendo fazer isso em alguma peça que tenha em casa, mas sem coragem! tenho medo que não dê certo e estragar tudo! bj
ResponderExcluirVal, se não der certo, tente de novo. Nem sempre eu acertei as coisas de primeira aqui em casa. Mas se estiver com medo de começar pelo móvel, compre uma caixinha ou qualquer outra coisinha barata de mdf e faça um teste, tipo um treino.
ExcluirBeijos.