Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

24 de abril de 2013

Mesinha lateral - como fazer do zero




Quando eu fiz a postagem sobre criatividade em março, eu disse que a gente começa copiando, se inspirando, mas que chega uma hora que a necessidade de resolver um problema te obriga a correr atrás das soluções.
Isso aconteceu aqui em casa já tem um tempinho, mas só agora coloquei a tal solução em prática. Na minha sala tem um sofá. Num lado, fica a mesinha amarela que eu reformei, lembra? No outro lado, fica um puff. Só que quando tinha mais gente, isso se tornava um problema, por falta de lugar para apoiar copo e afins. Precisava de um móvel ali. Cheguei a procurar para comprar. Mas nenhum dos que eu encontrei caberia o puff. Passei uns meses pensando nisso.
Lembra do carretel que minha mãe achou na rua em dezembro e veio rolando o troço até aqui em casa? Então, ele era muito pequeno para fazer uma mesinha para a varanda. Mas quem disse que eu o descartei? Nananinanão!
Rá! O carretel poderia se transformar na mesinha lateral. Você está aí pensando: então ela jogou o puff fora? Nada disso. O carretel foi desmontado!


Isso serviu de base para o projeto. Ele tinha diâmetro suficiente para abrigar o puff sob suas asas. A partir daí, planejei como queria a mesa e como deveria fazê-la.

Não é um projeto dos mais simples, mas também não é extremamente difícil. Se você se animar lendo esse post e quiser fazer uma para você também, vai a lista dos materiais:

- Um tampo do carretel. Se não achar um dando sopa, pode encomendar na marcenaria mais próxima, e a vantagem é que você poderá escolher o formato que quiser.
- Tecido
- Grampeador de estofador
- Pés
- Seladora ou tinta
- Pincel
- Estilete
- Lápis
- Cola Fix Bond
- Tampo de vidro



Os pés estavam na madeira crua. Eu não quis pintar, para deixar a cor com o tecido e o próprio puff. Então, a solução foi passar uma seladora, que dá um acabamento à madeira, sem deixá-la tão brilhosa, como o verniz. Eu segui as instruções da lata: de 2 a 4 demãos, com intervalo de 2 horas. Antes de dar a próxima demão, deve-se lixar com lixa fina 320 (mas como eu não tinha uma, usei a 400 e serviu). Nesse caso, duas demãos foram suficientes.
Repare no primeiro pé. Pintei um pedacinho e deixei o resto "in natura" para vocês sentirem a diferença.
Entre uma demão e outra, fui cuidar do tampo.


Passe o tecido. Bem passado. Aí as pontas estão meio amarrotadas, mas o centro, por baixo do tampo, está passado.
Agora é hora de grampear. Nunca tente fazer essa parte sozinho! Para um trabalho bem feito, é necessário duas pessoas, uma para puxar bem o tecido, e outra para grampear. Se você der uma de teimoso e fizer sozinho, provavelmente a lateral ficará cheia de pregas e o trabalho sem firmeza alguma.

 
Como o tampo é redondo, é inevitável que as pregas se formem. Mas para ficar com um melhor acabamento, o ideal é evitar que elas apareçam. O segredo é puxar bem o tecido, e fazer as preguinhas perto de onde você vai grampear. desta forma, a lateral, que aparece para as visitas fica lisinha. Ou pelo menos, o mais lisinha possível. Na minha mesinha, ficou apenas uma que não consegui tirar, mas ela é imperceptível.
 
 


Depois que tudo estiver grampeado, é hora de fazer o acabamento. Não é porque vai ficar escondido que tem que ser de qualquer jeito, né?

 
Corte o excesso de tecido. Depois vá dobrando e grampeando, assim:
 




Tampo grampeado, pés secos. Hora de partir para o próximo passo!
Como para mim era fundamental que o puff coubesse embaixo da mesinha, ele serviu de ponto de partida para que eu calculasse onde colocaria os pés.


Marquei com lápis o lugar dos pés.

 
Eu não usei parafuso nesse projeto. Coloquei os pés com a cola Fix Bond, por isso era importante colar direto na madeira e não por cima do tecido. Com o estilete, cortei por cima da marca que tinha feito a lápis.
 
 
Tecido cortado, é hora de usar a cola e prender os pés!
 
 
Mesinha pronta, agora é só colocar o tampo de vidro - que não só protege o tecido e os copos do buraco do carretel (ninguém aqui quer copos quebrando e líquidos entornando, certo?), como dá um toque de elegância ao projeto - e usá-la e enfeitá-la!



Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

25 comentários :

  1. Juliana esa mesita esta muy linda , el trabajo que hiciste me encanto ,, el color de la tela muy entretenido
    Cariños

    ResponderExcluir
  2. Ameeeeiii!
    Ja quero uma pra chamar de minhaa!

    Parabéns ;D

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!
    Ficou incrível! Ao ver a mesinha na primeira foto, imaginei-a pequena. Mas na foto em que você aparece ao lado dela deu pra ver que não é pequena, não.
    A solução do tecido e do vidro foi ideal, hein? Muito ninja haha!
    Um beijão,
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, a mesinha tem 63,5 cm de diâmetro. Tamanho ideal para encaixar o puff! =)
      Beijos!

      Excluir
  4. Preciso falar que ficou lindo??
    Adoreeei!!
    Parabeeens pela criatividade Ju!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju,
    Estou com um projeto bem parecido, você vai ver daqui uns dias!
    Sua mesinha ficou linda e eu adoro aquela estampa do tecido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Juliana, genial este trabajo! me parece súper lindo como quedó, le da un toque cálido a la mesa encontrarla renovada con géneros! y mas con ese estampado tan alegre, su tonalidad se lleva bárbaro con el suelo en madera y el resto de la deco :), Beijos,
    Victoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own! Obrigada, Victoria! Eu também gostei muito dessa estampa.

      Excluir
  7. Ju, você se supera a cada dia. Sem dúvida, você é uma artista. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Joyce, mas eu vejo mais como "a necessidade me obriga a fazer" do que como arte. Ou fazia uma mesinha para mim, ou continuava sem lugar para apoiar os copos.
      Beijos.

      Excluir
  8. Eiitaaaaaaaaaaaaaaa!! Ficou incrível! Um arrasooooooooooooooooo! Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana,onde vc encontra os pés palito?Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Amei! Ficou o máximo!
    Uma dica para quem não quiser comprar o grampeador só pra um projeto: eu reformei o tampo da minha cadeira prendendo um tecido novo tb e prendi o danado com tachinhas, aquelas de prender recado em cortiça, batendo com o martelo. Não foi muito sofrido não... Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a dica, Isa, nunca tinha pensado nisso! Já comprei tachinhas, mas foi mais para dar um charme que para prender.

      Beijos.

      Excluir
    2. Juliana:
      Como você posicionou os pés inclinados, se (pela foto presume-se) vê-se que eles não são chanfrados na parte mais larga, ou seja: são cortados retos na parte mais larga. Como você impôs a inclinação?

      Excluir
    3. Marcos,
      a parte mais larga é cortada numa espécie de diagonal, só não me lembro mais qual foi o ângulo. É esse corte que dá a inclinação. Consegui tirar a sua dúvida?
      Beijos.

      Excluir
    4. Beleza, Juliana!
      Arrumei duas rodelas dessas e vou seguir sua sugestão e aplicar os pés (tripé).
      Tô de olho no seu blog, Juliana; cada vez uma ideia nova ou readaptada bem legal.
      Bjcs.
      Marcos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...