Quando eu fiz a postagem sobre criatividade em março, eu disse que a gente começa copiando, se inspirando, mas que chega uma hora que a necessidade de resolver um problema te obriga a correr atrás das soluções.
Isso aconteceu aqui em casa já tem um tempinho, mas só agora coloquei a tal solução em prática. Na minha sala tem um sofá. Num lado, fica a mesinha amarela que eu reformei, lembra? No outro lado, fica um puff. Só que quando tinha mais gente, isso se tornava um problema, por falta de lugar para apoiar copo e afins. Precisava de um móvel ali. Cheguei a procurar para comprar. Mas nenhum dos que eu encontrei caberia o puff. Passei uns meses pensando nisso.
Lembra do carretel que minha mãe achou na rua em dezembro e veio rolando o troço até aqui em casa? Então, ele era muito pequeno para fazer uma mesinha para a varanda. Mas quem disse que eu o descartei? Nananinanão!
Rá! O carretel poderia se transformar na mesinha lateral. Você está aí pensando: então ela jogou o puff fora? Nada disso. O carretel foi desmontado!
Isso serviu de base para o projeto. Ele tinha diâmetro suficiente para abrigar o puff sob suas asas. A partir daí, planejei como queria a mesa e como deveria fazê-la.
Não é um projeto dos mais simples, mas também não é extremamente difícil. Se você se animar lendo esse post e quiser fazer uma para você também, vai a lista dos materiais:
- Um tampo do carretel. Se não achar um dando sopa, pode encomendar na marcenaria mais próxima, e a vantagem é que você poderá escolher o formato que quiser.
- Tecido
- Grampeador de estofador
- Pés
- Seladora ou tinta
- Pincel
- Estilete
- Lápis
- Cola Fix Bond
- Tampo de vidro
Os pés estavam na madeira crua. Eu não quis pintar, para deixar a cor com o tecido e o próprio puff. Então, a solução foi passar uma seladora, que dá um acabamento à madeira, sem deixá-la tão brilhosa, como o verniz. Eu segui as instruções da lata: de 2 a 4 demãos, com intervalo de 2 horas. Antes de dar a próxima demão, deve-se lixar com lixa fina 320 (mas como eu não tinha uma, usei a 400 e serviu). Nesse caso, duas demãos foram suficientes.
Repare no primeiro pé. Pintei um pedacinho e deixei o resto "in natura" para vocês sentirem a diferença.
Entre uma demão e outra, fui cuidar do tampo.
Passe o tecido. Bem passado. Aí as pontas estão meio amarrotadas, mas o centro, por baixo do tampo, está passado.
Agora é hora de grampear. Nunca tente fazer essa parte sozinho! Para um trabalho bem feito, é necessário duas pessoas, uma para puxar bem o tecido, e outra para grampear. Se você der uma de teimoso e fizer sozinho, provavelmente a lateral ficará cheia de pregas e o trabalho sem firmeza alguma.
Como o tampo é redondo, é inevitável que as pregas se formem. Mas para ficar com um melhor acabamento, o ideal é evitar que elas apareçam. O segredo é puxar bem o tecido, e fazer as preguinhas perto de onde você vai grampear. desta forma, a lateral, que aparece para as visitas fica lisinha. Ou pelo menos, o mais lisinha possível. Na minha mesinha, ficou apenas uma que não consegui tirar, mas ela é imperceptível.
Depois que tudo estiver grampeado, é hora de fazer o acabamento. Não é porque vai ficar escondido que tem que ser de qualquer jeito, né?
Corte o excesso de tecido. Depois vá dobrando e grampeando, assim:
Tampo grampeado, pés secos. Hora de partir para o próximo passo!
Como para mim era fundamental que o puff coubesse embaixo da mesinha, ele serviu de ponto de partida para que eu calculasse onde colocaria os pés.
Marquei com lápis o lugar dos pés.
Eu não usei parafuso nesse projeto. Coloquei os pés com a cola Fix Bond, por isso era importante colar direto na madeira e não por cima do tecido. Com o estilete, cortei por cima da marca que tinha feito a lápis.
Tecido cortado, é hora de usar a cola e prender os pés!
Juliana esa mesita esta muy linda , el trabajo que hiciste me encanto ,, el color de la tela muy entretenido
ResponderExcluirCariños
Obrigada, Angelica!
ExcluirAmeeeeiii!
ResponderExcluirJa quero uma pra chamar de minhaa!
Parabéns ;D
Mãos à obra! =)
ExcluirBem Legal! Cara de profissional.
ResponderExcluirOi, Ju!
ResponderExcluirFicou incrível! Ao ver a mesinha na primeira foto, imaginei-a pequena. Mas na foto em que você aparece ao lado dela deu pra ver que não é pequena, não.
A solução do tecido e do vidro foi ideal, hein? Muito ninja haha!
Um beijão,
Mariana
Mariana, a mesinha tem 63,5 cm de diâmetro. Tamanho ideal para encaixar o puff! =)
ExcluirBeijos!
Preciso falar que ficou lindo??
ResponderExcluirAdoreeei!!
Parabeeens pela criatividade Ju!
Obrigada, Pri!
ExcluirOi Ju,
ResponderExcluirEstou com um projeto bem parecido, você vai ver daqui uns dias!
Sua mesinha ficou linda e eu adoro aquela estampa do tecido.
Beijos
Oba! Fiquei doidinha pra ver agora!
ExcluirLinda!!! Amei!
ResponderExcluirJuliana, genial este trabajo! me parece súper lindo como quedó, le da un toque cálido a la mesa encontrarla renovada con géneros! y mas con ese estampado tan alegre, su tonalidad se lleva bárbaro con el suelo en madera y el resto de la deco :), Beijos,
ResponderExcluirVictoria
Own! Obrigada, Victoria! Eu também gostei muito dessa estampa.
ExcluirJu, você se supera a cada dia. Sem dúvida, você é uma artista. Bjs
ResponderExcluirObrigada, Joyce, mas eu vejo mais como "a necessidade me obriga a fazer" do que como arte. Ou fazia uma mesinha para mim, ou continuava sem lugar para apoiar os copos.
ExcluirBeijos.
Eiitaaaaaaaaaaaaaaa!! Ficou incrível! Um arrasooooooooooooooooo! Bjos
ResponderExcluirQue bom que você gostou!! =)
ExcluirOi Juliana,onde vc encontra os pés palito?Bjs.
ResponderExcluirPedi para um marceneiro fazer.
ExcluirBeijos.
Amei! Ficou o máximo!
ResponderExcluirUma dica para quem não quiser comprar o grampeador só pra um projeto: eu reformei o tampo da minha cadeira prendendo um tecido novo tb e prendi o danado com tachinhas, aquelas de prender recado em cortiça, batendo com o martelo. Não foi muito sofrido não... Bjo
Muito boa a dica, Isa, nunca tinha pensado nisso! Já comprei tachinhas, mas foi mais para dar um charme que para prender.
ExcluirBeijos.
Juliana:
ExcluirComo você posicionou os pés inclinados, se (pela foto presume-se) vê-se que eles não são chanfrados na parte mais larga, ou seja: são cortados retos na parte mais larga. Como você impôs a inclinação?
Marcos,
Excluira parte mais larga é cortada numa espécie de diagonal, só não me lembro mais qual foi o ângulo. É esse corte que dá a inclinação. Consegui tirar a sua dúvida?
Beijos.
Beleza, Juliana!
ExcluirArrumei duas rodelas dessas e vou seguir sua sugestão e aplicar os pés (tripé).
Tô de olho no seu blog, Juliana; cada vez uma ideia nova ou readaptada bem legal.
Bjcs.
Marcos.