Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

29 de abril de 2013

Uma varanda mais feliz


Finalmente, depois de sete meses, eu já posso convidar os amiguinhos para tomar um licorzinho na varanda!
Já comentei aqui uma vez que tenho duas varandas e que a da sala estava peladona. Na do quarto, já estava definido que era lugar de balançar a rede. Mas a da sala, queria que fosse um ambiente mais social, com mesas e cadeiras. Mas comprar o tradicional conjunto de plástico branco ou mesmo de madeira, nunca foi a minha ideia.
Depois de algum tempo, decidi que queria uma mesa de carretel de fio. Queria que fosse visível, e não "escondido" como a mesinha lateral do post anterior. Porém, aquele que minha mãe achou na rua em dezembro, não tinha altura suficiente para uma mesa, e sem saber o que fazer, fui empurrando a varanda com a barriga.
Mas como a minha mãe realmente não existe, ela conseguiu arrumar outro para mim! E um pouco mais alto! O pobrezinho estava detonadinho! Cheio de pregos, farpas e muito mal pintado com tinta spray.

Lixá-lo à mão seria impensável. Até arrisquei no primeiro dia, mas desisti logo. Foi quando comentei na fan page do blog lá no facebook que tinha comprado uma lixadeira. Juro para vocês que foi a melhor compra que já fiz esse ano! Não é a coisa mais barata do mundo, mas compensa muito, não só na questão de poupar esforço físico, como no acabamento.
Trabalhei nesse carretel na minha última semana de férias. Seria impossível dar conta dele trabalhando, porque eu moro em apartamento e tenho hora para fazer barulho - exatamente a mesma do meu expediente. Quem mora em apartamento tem que ter esse tipo de cuidado. Queremos nossa casa bonita e com a nossa cara, mas não às custas do sossego do vizinho, certo?


Quer um conselho? Se for fazer igual, coloque a pior roupa que você tem! Isso faz uma sujeira inimaginável! Como eu ainda tinha o objetivo de tirar a tinta azul, tive que lixar cem vezes mais, já viu, né? Fiquei coberta de pó azul! E o chão? Dê só uma olhadinha básica na imundície:

 
 
Depois que eu consegui tirar quase toda a tinta - ficou no no metal que une as partes do carretel e uns risquinhos, mas acabei achando que eles deram até um charme a mais - pesquisei qual era a altura média de mesas de jantar e de varanda. Descobri que fica entre 70 e 78cm. E esse carretel tinha 46 cm. A solução foi apelar para quatro pezinhos de 20 cm cada. Ficou um pouquinho menor que o tamanho mínimo, mas nada gritante.
 Um amigo me perguntou: mas dá para colocar pezinho na parte de baixo da mesa? Dá. E sem parafuso, ainda por cima. Usei a cola fix bond. É só colar e esperar uns quinze minutos.
 

A mesinha estava pronta. Mas o reaproveitamento não parou por aqui. Sabe aquelas latinhas de patê, atum e afins? Restos de contact nelas e temos três porta-velas!




Moradores do Rio de Janeiro, atenção:
Sabemos todos que é difícil encontrar um carretel dando sopa por aí. Depois que eu consegui os meus, descobri que o Palácio das Ferramentas, que vende fio a metro, costuma vender esses carretéis depois que os fios acabam. Não sei quanto eles cobram, mas não creio que seja caro. Acho que vale a pena dar uma sondada por lá. Fora que o estado de conservação deve ser infinitamente melhor.
No meu, eu penei muito, levei quase uma semana lixando. Se valeu a pena? Valeu! Mas isso não quer dizer que eu não preferia que ele estivesse em melhores condições.


Agora eu gostaria de uma sugestão:

Quando eu mandei diminuir o rack da sala, as gavetas ficaram de fora. E foram parar aqui, na parede da varanda.


Só que essas gavetas não podem ficar na cor original. Como elas eram de mobiliário planejado, estavam cheias de furo, que tive que preencher com massa corrida para madeira.


As gavetas estão inacabadas, porque ainda não decidi o que eu quero. Cheguei a pensar em pintar de marrom, para deixar as cores com as cadeiras e os vasinhos. O que vocês acham? Alguém me sugere algo diferente?

Revista Minha Casa:
Coincidência ou não, esse post estava planejado para sair ontem, mas houve um contratempo, e acabou sendo adiado para hoje, o dia que comprei a revista Minha Casa de maio. E... adivinhem? O bloguinho saiu na parte de bombando nos blogs, na página 18! Gente, conseguem imaginar como me senti?!


E não é que a postagem que a revista escolheu combina com o post de hoje? Lembra de quando ensinei a pintar as garrafas de vidro que usei para decorar a varanda do quarto? Se você é novo no blog e não viu, clique aqui.
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

8 comentários :

  1. Juliana a mi me gustaría conseguir uno de esos carretes,,, buen trabajo ,, me gusto mucho en el color que lo Pinto
    Cariños

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,
    Parabéns por tudo!
    Sua varanda ficou linda, fiquei com vontade de uma lixadeira também!
    E que legal a revista! Resultado de trabalho de qualidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nina! Me senti lisonjeada agora!
      Compra uma lixadeira sim... vale muito a pena!

      Beijos.

      Excluir
  3. Que lindaaa a mesa! Imagino o trabalho, imagino a sujeira e imagino o cansaço, mas o resultado está incrível demais pra se apegar a esses detalhes rs! Ficou linda, Ju! E gostei bastante do azul que restou nas partes de metal. Acho até que, se fosse eu, arriscaria um azul nas gavetas/prateleiras, também. Penso que talvez o marrom fique sóbrio demais... Mas aí tem que ver no conjunto, né. E eu tô com um contact há tempos aqui em casa fazendo aniversário, já. Acho que vou copiar sua ideia das latas de atum.
    Beijão,
    Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Mariana... o cansaço passa e depois que você vê o resultado, o contentamento é tão grande que você nem lembra do trabalho que deu, rs!
      Quanto às gavetas, vou analisar com carinho a sua sugestão! Obrigada!
      Beijos.

      Excluir
  4. Ju a tão esperada mesinha... Ficou perfeita e valeu por cada etapa ! Parabéns pelo trabalho! Quero muito ver a revista, aqui ainda não chegou! Você merece, pois tudo que faz é com amor e dedicação! Adorei bjinhos Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Rafa... demorou, mas saiu! Valeu a pena esperar esse tempo, porque ficou de um jeito que eu gostei muito.
      Pelo que tenho percebido, essa revista sempre chega primeiro no Rio, né?
      Obrigada pelo carinho.
      Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...