Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

14 de junho de 2016

Pausa para o café - Um café turco, por favor!





Apesar da forte presença do çay (pronuncia-se tchai, um chá preto ou de maça) nas mesas de café da manhã turcas, não podemos negar a fama que o café desse país tem no restante do mundo. Talvez o modo de preparo diferente, que não separa o pó do líquido, ou talvez o imaginário trazido pela leitura do futuro na borra da xícara sejam responsáveis pelo seu reconhecimento internacional.
Os grãos do café turco vêm geralmente do Brasil ou dos países árabes, porém a autenticidade de seu sabor se deve à torra e à preparação tipicamente turcas. Para fazer o café, chamado kahvesi em turco, se deve-se colocar a água e o pó juntos em uma espécie de bule de cobre, o cezve ou ibrik, muito vendido como souvenir, diretamente sobre o fogo. A principal diferença entre o café turco e o que conhecemos no Brasil, ou o carioquinha, é que na Turquia o líquido misturado ao pó, depois de fervido, não é coado, mas se versa diretamente sobre as xícaras dos sortudos que o provarão. Digo sortudos pois, apesar de bastante forte e inusitado para o gosto daqueles acostumados ao café coado, o café turco é bastante saboroso.
Outro modo, ainda mais tradicional, de preparar o café turco é na areia. Imaginou você na praia preparando um café turco? Pois não é disso que se trata. O café preparado na areia se trata de substituir a chama direta do fogão sob o bule por uma cama de areia quente. Imerge-se o bule com água e pó de café nesta cama de areia aquecida dentro de uma panela e aguarda-se 5 minutos até que a mistura dê sinais de que começará a ferver. Hoje em dia há também máquinas depositárias de areia que a esquentam por meio da eletricidade. Diz-se que o café feito na areia, por esquentar de forma mais lenta, é mais cremoso.


De qualquer modo, o ritual do café turco não termina após sua degustação. A borra, ou o pó de café sedimentado no fundo da xícara, tem grande utilidade para a previsão do futuro. Na Turquia é comum encontrar mulheres que se afirmam capazes de ler a sorte daquele que tomou o café por meio da borra depositada em sua xícara. Para tornar a borra “legível”, deve-se cobrir a xícara com o pires, virá-los juntos de cabeça para baixo, de modo que a xícara esteja de ponta cabeça sobre o pires, e aguardar 15 minutos. Após esse tempo, já é possível desvirar a xícara e verificar o que restou no seu fundo como pista sobre o futuro.



Agora que você já sabe como fazer o café turco, tente preparar sua versão em casa com a receitinha abaixo. E não se esqueça de ler a borra e nos contar o que ela diz sobre seu futuro.


PARA FAZER SEU CAFÉ TURCO


Ingredientes:

50ml água, por xícara
1 colher de chá de café moído fino, por xícara
Especiarias moídas como canela, cardamomo ou anis estrelado a gosto
Açúcar a gosto

Como fazer:

Num bule, despeje a quantidade de água fria e de café proporcionalmente para o número de xícaras de café desejadas. Adicione também as especiarias a gosto e o açúcar, se desejar. Misture o composto dentro do bule e então leve-o ao fogo. O café turco deve ser fervido duas ou três vezes. Ou seja, após a primeira fervida, retire o bule do fogo para que descanse até deixar de ferver e depois recoloque no fogo para que ferva pela segunda vez. Depois basta repetir  a operação e após a terceira fervida o café está pronto para ser servido nas xícaras. Segundo especialistas, há duas formas de tornar este café mais cremoso. Uma é o fogo lento: quanto mais lento for o processo de ebulição, mais cremoso o café será. O outro jeito de dar cremosidade ao café é retirar a espuma que se forma sobre o líquido a cada fervura. 

Aproveite seu café!

____________________________________________________________________________

Por :


 ISABELA BORSANI

Publicitária por formação, curiosa por convicção, não dispensa um bom café para começar o dia seja em que parte do mundo for.






Fotos: Isabela Borsani. Edição: Juliana Amado
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

3 comentários :

  1. Que curioso! Eu sempre ouvi dizer que a gente não pode deixar o café ferver em hipótese alguma, os turcos fervem 3! rsrs Vou experimentar a técnica pra ver se acerto.
    E olha só, eu sempre ponho canela no preparo do meu café e nem sabia que, ao fazer isso, meu café era um aspirante a café turco hahaha muito legal! Adorei o post!
    Manu
    www.simplichique.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se der certo, volta pra contar pra gente!!!

      Como eu não faço café, eu nem sabia que não podia deixar ferver em hipótese alguma! hahaha

      Beijos!

      Excluir
  2. Fiquei curiosa para experimentar esse apetitoso café.
    Bjos
    tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...