Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

1 de novembro de 2012

A história do rack

Conhece o tal do meio caminho andado? Pois é. Encontrei o dito cujo aqui no apartamento quando me mudei para cá. Antes de mim, aqui morou a minha tia e ela fez móveis planejados na casa inteira. Sou grata a ela, porque isso me poupou dinheiro e reconheço que são móveis bons.

Acontece que cada pessoa tem um gosto e necessidades diferentes. Eu particularmente, não teria feito móvel planejado na sala. Mas quando vim para a Casa de Amados, tinha um rack enorme aqui. E eu não estava lá muito feliz com ele. Primeiro, por uma questão de estilo: eu gosto de racks simples e pequenos. Segundo, porque ele impedia a criação de um canto de leitura que eu fazia questão de ter.
Precisava mudar!

Era era assim, ó:



Olha como ele ocupava duas paredes. Eu queria um canto de leitura na parte que tem os nichos. Aproveitem para reparar na cortina no cantinho direito. Ali é a minha varanda.

Chamei um marceneiro para executar a primeira parte da minha ideia. O pedaço da segunda parede, onde tinha os nichos foi retirado, bem como as prateleiras e as gavetas à esquerda.


Depois de algumas semanas, ele ficou assim:





Reparou nos detalhes?
1- À direita, como o móvel não era reto, por causa da angulação da parede, ele ganhou essas pequenas prateleiras, para dar um melhor acabamento.
2- À esquerda, onde ficavam as gavetas, agora moram um puff e o relógio cuco, que não aparece direito na foto, só o "rabinho".
3- Alguém notou o Pense Bem ali embaixo? É, quis deixar registrado que aqui mora alguém que foi criança no início dos anos 90.
4 - As portas!

Mas o que o marceneiro fez ali?
O marceneiro não fez nada. Aí é que entra o tal do faça-você-mesmo!

Olhem mais de perto:


Eu não me indentificava com cor das portas nem com os puxadores. Resolvi o problema com contact de bolinhas + puxadores novos.

O passo-a-passo para colar o contact tem aqui, no post de A Casa que a Minha Vó Queria, da Ana Medeiros. Ela recomenda a fazer espuma com esponja na fórmica.  Esse móvel não é de fórmica, mas a técnica deu muito certo no mdf. Esse é o segredo para não formar bolha!
Só fiz uma coisa diferente: não cortei as sobras com estilete. As sobras eu dobrei para dentro, e lixei por cima da dobrinha com lixa fina 150. A sobra se solta e eu achei que com essa técnica eu teria menos chance de errar.

Agora eu tenho uma cadeira e uma mesinha para ler! Tenho um cantinho de leitura para chamar de meu!
Ah, lembra que eu falei onde era a varanda aí em cima? Ela é a fonte de luz que tenho. Reparei que desde que dimunuí o móvel, o apartamento ficou bem mais claro, já que não há mais barreira para a luz. Isso fez muita diferença no ambiente.

Dona Juliana, e as partes que "sobraram do móvel"? NADA foi para o lixo, te garanto. As gavetas estão guardadas, mas já tem destino certo. As ripas viraram um pequeno armário na área de serviço onde guardo a tábua de passar, a vassoura, os sacos de supermercado e produtos de limpeza.



Qualquer dúvida, é só perguntar nos comentários.
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...