Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

9 de março de 2013

Criatividade



Acredito que ninguém duvida que o meu maior divertimento na decoração aqui de casa é o faça-você-mesmo. Sinto um prazer indescritível ao olhar para cada canto e ver que ali tem algo que saiu das minhas mãozinhas. Já notei que todo mundo que se aventura a colocar a mão na massa sente orgulho de dizer "eu que fiz!". Porque de fato, dá um orgulho danado! Você sabe que ninguém terá aquele móvel que você personalizou igual ao seu.
Desde que eu criei o blog, tenho ouvido muita gente falar que acha muito legal essa historinha de decorar com pouco dinheiro e arregaçando as mangas, mas que não tem criatividade, que não tem imaginação.  Como isso tem sido recorrente, senti necessidade de desmistificar a questão.
Eu não sou um gênio. Nem eu, nem a grande maioria. Também não sou um poço de criatividade sem fim. Assim como você não é desprovido de doses de imaginação.
Uma das coisas mais importantes que eu aprendi no teatro foi: criatividade é questão de exercício! Nas oficinas, nós raramente temos texto para apresentar. A diretora costuma nos dar uma situação e temos que nos virar, pensar rápido e representar lá na frente. Às vezes, temos uns 15 minutos para debater, às vezes não. No início, é claro que eu levei um susto e ficava pouco à vontade. Mas depois, com sucessivos exercícios, eu fui me soltando, aprendendo a pensar rápido e a arrumar soluções para a situação proposta.
Isso se aplica perfeitamente ao faça-você-mesmo na decoração. Você pode SIM desenvolver a criatividade para decorar o seu cantinho. Ultimamente, revistas de casa têm valorizado esse detalhe e vêm com passo-a-passo, como a Minha Casa, por exemplo. Casa e Jardim tem alguns vídeos no youtube. E os blogs? Tem uma quantidade infinita de gente mostrando ideias, como fez isso, como fez aquilo.
Repito: não creia que nós, blogueiros, sejamos privilegiados. Somos treinados. É diferente.
Comece copiando ideias. Viu algo que gostou muito? Vá lá e faça igualzinho. Deu errado? Tente de novo, e se ainda tiver dúvida, entre em contato com o blogueiro ou com quem ensinou o tutorial que você está seguindo.
Depois de copiar algumas vezes, você vai se sentir mais inserido nesse mundo do faça-você-mesmo, já terá sentido um pouco o sabor de saber que é capaz de fazer algo pela sua casa. Agora é o momento de adaptar. De ver uma ideia e adequá-la ao seu gosto e/ou necessidade. Lembra da latinha de biscoito que forrei com contact quando ainda morava na casa da minha mãe? Então, eu vi no Dcoracao.com, da Vivianne Pontes, latas forradas com tecido. Eu adaptei a ideia, troquei o tecido pelo contact, que achei mais fácil de trabalhar e tinha me encantado por aquela estampa.
A essa altura, mais familiarizado com os materiais, chegará o momento que você perceberá que você mesmo está encontrando solução sozinho para seus problemas e que já está tendo ideias suas que reflitam exatamente a sua personalidade no ambiente. Mas veja bem: mesmo que a criatividade esteja aflorando, isso não significa nunca mais copiar, adaptar, buscar inspirações.
O importante é nunca deixar de exercitar. Não falo apenas da questão física, de cansar o braço ao lixar um móvel. Falo da parte intelectual:
- Leia livros e imagine os ambientes descritos. Onde os personagens estão? Se há uma cadeira, como ela é?
- Assista seus filmes preferidos e preste atenção no cenário. Você gosta dos ambientes? Combinam com você? O que levaria para sua casa? Tem algo que você adaptaria? Gosto muito de fazer esse exercício com desenhos animados, tipo Moranguinho.
- Gosta de algum artista? Procure conhecer as obras dele. Às vezes obras de arte são grandes fontes de inspiração.
- Pesquise. Busque inspirações. O google está aí para isso. O pinterest também conta com muitas imagens bacanas e inspiradoras. Antes de jogar algo fora, veja se realmente precisa jogar fora. Se algo te incomoda, veja se não tem jeito mesmo de melhorar e serenar seu coração. Eu sou do time que acredita que tudo nessa vida tem solução. Se tudo na vida tem solução, porque tudo na casa também não teria?

Ponha sua imaginação para malhar. Quanto mais forte ela ficar, mais ela se soltará. Acredite, criatividade é para todos. Ou seja, para você também!
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

4 comentários :

  1. Adorei! Criatividade não é um talento exclusivo de uma minoria, todo mundo nasce criativo e vai perdendo essa capacidade ao longo do tempo, com censuras e inseguranças. O exercício é realmente a melhor forma de resgatar isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... eu não tinha olhado por esse prisma, Manu. A criança não se censura, por isso consegue se soltar mais.

      Excluir
  2. Juliana, como decías, la creatividad está en Todos! el desafío es ponerla en marcha, hacer volar la imaginación :), me encantó la frase "creatividad es cuestión de ejercicio"
    Cariños desde Argentina,
    Victoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei essa frase quando a ouvi pela primeira vez! É uma bela cutucada para sairmos do lugar e ir avante.
      Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...