Junho é mês de... FESTA JUNINA! Uma das festividades preferidas na minha infância. E naturalmente, virou tema para esta edição do DIY Coletivo. Mas a nossa proposta é uma decor para usar o ano inteiro e não só nas festas.
Resolvi dar uma pesquisada na história da festa junina, suas origens, bem como os atuais costumes, e vi que há variações de um lugar para outro. No Brasil, essas festas ganham mais destaque na região Nordeste, e segundo o Wikipédia, Campina Grande (PB) tem o título de Maior São João do Mundo, e Caruaru (PE) está no Guinness Book na categoria festa regional ao ar livre. Nunca fui a Campina Grande, mas estive em Caruaru em agosto do ano passado, e foi a partir daí que busquei inspirações.
Na viagem que fiz a Caruaru e cidades próximas, vi muita xilogravura, e algumas tendo o forró como tema. Mas como não comprei nenhuma dessas xilos (as que eu trouxe são tipo... anjos e unicórnios), joguei no google e achei muitas imagens inspiradoras. Sentei, peguei o lápis e rabisquei meu desenho.
Ó, isso é um casal dançando forró, mas se você quiser ver uma quadrilha, sem problemas. Afinal, você tem o direito de exercitar o seu olhar da forma que mais lhe convém! ;)
Se você quiser fazer igual, é bem simples. Anote aí os materiais, que logo abaixo tem o passo a passo.
MATERIAIS:
- Papel paraná (pode ser outro, desde que seja durinho)
- Lápis
- Caneta
- Pedaço de juta
- Pedaço de tecido para o fundo
- Tesoura
- Tesoura reservada para cortar tecido
- Sisal ou outro fio
- Cola Branca
- Pincel
Custo: 0,00. Sim, eu não gastei nada, tinha tudo em casa. O papel paraná, a juta, o tecido e o sisal são restos de projetos anteriores. Moral da história: guarde o que ser reaproveitado, ainda que seja um pedaço relativamente pequeno. E cola, tesoura, caneta e afins todo mundo tem, né?
Bora começar?
1) Faça o desenho que desejar no papel paraná. O desenho deve ser o mais simples possível, senão fica complicado na hora de cortar. Evite também traços muito finos. Eu comecei com lápis e depois passei caneta por cima, mas se você se sentir seguro, pode ir direto com a caneta, sem problemas. Há também a possibilidade de fazer um desenho digital, mas eu não sou boa nisso.
2) Recorte o desenho e calcule o pedaço de juta que será necessário.
3) Passe a cola branca nos bonecos e espalhe com pincel.
4) Para evitar que a juta fique se soltando, coloque um pouco de cola no pincel e vá dando umas porradinhas por cima. Espere secar.
5) Depois de seco, recorte o contorno do boneco. Se sentir necessidade nas pontinhas e em algumas curvas, apele para uma tesoura de unhas. Calcule o tamanho do papel paraná que servirá de fundo/ suporte.
6/ 7) Cole o tecido escolhido para o fundo com cola branca, espere secar e corte as sobras.
8) Cole o boneco no suporte. Depois de seco, faça dois furinhos por onde passará o sisal ou outra coisa que sirva para pendurar. Use o estilete.
11) Para evitar que o nó se desfaça, passe um pouco de cola.
12) Prooooonto!
E para quem quiser usar o meu desenho, não tenho scanner funcionando, então tirei uma foto mesmo. =P Podem salvar essa imagem e usar à vontade.
Eu sou suspeita para falar, porque eu adoro a nossa equipe, mas eu acho que super vale a pena dar uma espiada e se inspirar nos projetos das outras participantes oficiais desta edição:
Feita com muito esmero |
The Blue Post |
Juuu!!! Vc leva jeito hein!! Tudo que você faz fica lindo! Amei esse mimo!!
ResponderExcluirBeijos
Meu Palácio de 64m²
Oi Cris, acho que está mais para treino que jeito. Eu era meio desajeitada quando criança, rs. Aprendi muito errando e acertando, e também, buscando inspirações, sempre.
ExcluirDe qualquer forma, obrigada pelo elogio!
Beijos.
Ju, muito bacana.
ResponderExcluirRealmente uma decor pro ano inteiro! Parabéns :)
Obrigada, Stephany!
ExcluirQue lindo Ju!
ResponderExcluirAdorei a ideia.
Beijos
Obrigada, Nina!
ExcluirJu, vc foi super além dos tradicionais símbolos da festa junina... Adorei! E em comum temos o gasto zero nos nossos projetinhos! Uhul! Bjos
ResponderExcluirEssa é a melhor parte, né? Fazer projetinhos de graça: AMO! Nessas horas que a gente vê que é super possível qualquer pessoa decorar a casa, né?
ExcluirBeijos.
Ju... Amei a origem pernambucana da sua inspiração!
ResponderExcluirFicou lindo!