Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

11 de agosto de 2013

Fachada de azulejos

Até semana passada, eu achava fachadas de azulejo/cerâmica/pastilha uma coisa deprimente, salvo em alguns prédios históricos. Mas esses prédios não contam. Esse blog é sobre nossas casas.
Se tem uma coisa que eu acho muito bacana na vida é a nossa metamoforse, o fato de estarmos sempre mudando. Foi isso que aconteceu comigo. Estou de férias e passei uma semana no agreste pernambucano (Caruaru, Bezerros, Gravatá, Bonito e Sairé). Foi lá que duas situações me fizeram mudar de ideia.
No hotel fazenda, em Sairé, na área externa, entre a recepção e a piscina e o restaurante, tem uma composição de azulejos (ou cerâmica?) que eu achei muito bonita. Discreto, e ao mesmo tempo, fora do lugar comum.
Hotel fazenda em Sairé - PE

Digo isso, porque em geral, quando se fala em composição de azulejos, pensa-se nos portugueses ou nos ladrilhos hidráulicos. Agora me diga: essa parede teria a mesma graça se todos os quadradinhos fossem iguais?

No último dia de viagem, quando já tínhamos feito todos os passeios turísticos, resolvemos passar um dia no centro de Gravatá, conhecer o pólo moveleiro da cidade, e conviver mais de perto com o povo local, trocando figurinha com vendedores, coisa que só tínhamos feito em Caruaru (eu adoro ir além dos pontos turísticos, circular à toa e tentar entender melhor o modo de vida local). Mal sabia eu que lá me esperava uma inspiração!

Loja de roupas, Gravatá - PE

Uma loja de roupas com fachada de azulejos coloridos! Enlouqueci! A composição em si é mais comum e corriqueira que a da primeira foto, a gente já viu várias vezes em revistas de decoração. Mas eu sempre a vi em banheiros e cozinhas, nunca numa fachada. Reparou que não há uma regra, a arrumação dos azulejos é uma bagunça só (fez sentido essa frase? rs)?

Depois de ter me deparado com essas duas inspirações na viagem, pensei cá com meus botões: na internet deve ter alguma inspiração interessante. E apelei para o Deus do mundo virtual: Sr. Google.  E não é que ele ouviu as minhas digitações:



 
Eu gosto muito das cores primárias. E acredito que amarelo e azul foram um casal interessante. Não teria uma fachada assim, mas já que a proposta é inspirar e não copiar, teria mole mole uma parede da cozinha assim. Ou um armário com essas cores.


 
As duas fachadas acima tem uma semelhança: branco com azul. As janelas também se assemelham, mas estamos falando dos azulejos. Confesso que não tenho certeza se conseguiria ter uma fachada assim - lembra do meu pé atrás com esse tipo de fachada, no início do post? Pois é. - mas consigo imaginar um banheiro assim, branco e azul, com uma banheira e uma penteadeira de bancada. Ai, ai...
Pé no chão, Juliana. Pé no chão! Rs.


Por último, tem esse azulejo que imita tijolinhos. Eu sei que tem um monte de gente que detesta coisas que imitam outras, que acha cafona. Mas eu não estou nem aí para imitações, se me agradarem. Esses tijolinhos de mentirinha eu teria feliz! Na fachada mesmo, sem o tal pé atrás.

E vocês? Já viram fechadas de azulejos inspiradoras? Ou de babar mesmo?
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

4 comentários :

  1. oiiii

    são todos lindos!!
    adoro azulejos coloridos, acho que fica super moderno
    mas eles da mesma cor tb fica lindo!!

    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!
    Eu gosto de fachada de azulejo/cerâmica. Acho retrô e me agrada bastante! Todas as imagens que você mostrou eu gostei rs!
    E que delícia as suas férias!!! Wesley e eu vamos viajar, também. Tão gostoso, né?
    Um beijão,
    Mariana.

    ResponderExcluir
  3. Você voltou :))) Que delícia de férias, em? Olha vou ser bem sincera, algum tempo atrás não gostava muito de azulejos decorados na casa ou no ambiente. Até que um dia, me encantei com os ladrilhos hidráulicos, e comecei a ver os azulejos com outros olhos. Hoje, sou fã ! Eles tem um ar de antiguinho e beleza. Adorei as imagens, acho que com certeza tiraria foto tb para mostrar com orgulho rs. Bjinhos Rafa

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju,
    Pelo jeito fez uma bela viagem!
    Eu gosto de azulejos, não lembro de não gostar...
    Achei aqui no seu post uma inspiração para minha lavanderia.
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...