Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

26 de novembro de 2013

A casa do Bê e do Juarez

Alguém aqui lembra de quem foi o veterano que encheu a sua cara de tinta e te levou para pedir dinheiro na rua? Eu lembro. Lá se vão mais de oito anos, mas não tem como me esquecer daquele dia  em que fui pega no trote e fui pedir dinheiro na Praça Saens Peña com a supervisão do Bê. Porque foi ali que surgiu uma bonita amizade. De muita zoação, comida japonesa, joguinhos pela madrugada até eu "tombar, feito um patrimônio histórico", e até umas bronquinhas quando necessárias.
Mas ao mesmo tempo que a museologia me presenteou com amigos incríveis, ela mandou alguns deles para longe de mim. O Ry foi o primeiro (veja a casa dele aqui e aqui). O Bê foi para Brasília pouco tempo depois. E é essa casa brasiliense que está no xeretando casas alheias de hoje.
Quando eu recebi as fotos, fiz umas perguntas, vou manter o máximo possível as palavras do Bê na íntegra.



Manta do sofá: " Foi feita pela minha madrinha, Marcia Lorena, que junto com a minha mãe é dona do Atelier RoLo Arteiras. Minha mãe trabalha mais com bonecas e dá workshops e minha madrinha faz mais trabalhos com patchwork. " 
Quem quiser conhecer mais o trabalho delas, é só clicar aqui.

Mesinha lateral, feita com tronco: "É um banco, na verdade. Eu e Juarez que o fizemos de mesa de canto para por o abajur. Acho que deu um tom rústico. "

Quadro: "É da artista naif Lourdes de Deus. Ela é de Goiânia. A Lourdes, junto com o marido dela Waldomiro de Deus, são dos mais conhecidos artistas naif do Brasil, atualmente. Eles fizeram uma exposição aqui no Museu Nacional dos Correios com a venda dos quadros. E eu comprei esse pela delicadeza das flores. Esse quadro vai mudar de lugar. Ele na verdade tinha acabado de ser comprado quando Juarez tirou a foto. Estamos pensando se botamos acima da cama ou acima do sofá, rs."

Ai gente, me derreti. Para quem não sabe, adoro arte naïf e este foi o tema da minha monografia de graduação.

Puffs: "Os puffs são de uma artista chamada Ana Maria. Ela é daqui de Brasília. São peças únicas que eu ganhei da minha prima Sonia."



Matrioskas: "Um dos países que eu tenho mais adoração de cultura é a Rússia. As matrioskas são bonequinhas que na verdade, além de remeter à cultura russa que me chama atenção, elas são as matriarcas das famílias russas. Essa coisa me faz lembrar de três pessoas extremamente importantes na minha vida e que estão longe: mãe, vó e madrinha, que de certa forma são as matriarcas na minha família ne?!"

Livros e Catálogos: Uma marca sua: Frida Khalo. Tem alguma do Juarez aí?
"O Juarez na verdade não tem uma marca específica. Na verdade eu deixo ele livre para criar as organizações em casa. O que ele curte muiiiiito e que toda vez que tem ele traz algo é o Cirque du Soleil. Então na mesinha tem os catálogos do Varekai e do Corteo. Flores tb. Sempre tem porque ele gosta de ter em casa!"



Cafeteira e bebidas: "Eu ammmmmmoooooooooo café. Essa cafeteira ganhei de casamento da minha mãe. Juarez não gosta não. Então essa parte da cafeteira e das bebidas é território meu. E dentro do armário tem também narguilé. Então é uma coisa meio cult-boêmio."



Cozinha: Porque cozinha também merece amor, né? Nada como panelas divertidas e um divino espírito santo feito pela mãe do Bê com CD velho. Ó o reaproveitamento aqui, gente!



Fotos: Juarez Galdino.

Escritório: o Bê não disse no e-mail, mas eu sei que os pinguins são dele! hehe. Me lembro deles, no apê do Rio. Achei a mesa bem organizada e clean, do jeito que eu não consigo manter a minha (que é cheia de tintas, pincéis, lápis, tesoura, estilete e por aí vai...).



Os donos da casa:






Essa foto  abaixo é da nossa colação de grau, em 2009. Numa época que já sabíamos que a museologia costuma levar nossos amigos para longe, mas ainda ignorávamos quem iria para onde... e pouco tempo depois, estávamos todos com vida nova, casa nova.
Saudades do Bê. Saudades desse abraço!
Está vendo o menino de camisa listrada aí atrás? É o Ry, que também se formou com a gente. ;) 
Foto: Ana Morena Capute.  Edição: Juliana Amado.



Acho que quem gosta um ambiente mais clean curtiu o xereta de hoje que é bem diferente dos anteriores, né?
O mais importante está aqui e em todos os xeretas: sua casa tem que ter a sua cara, a sua marca. Contar a história dos moradores.

E você? Encontra seus gostos e suas histórias espalhados pela casa?



Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

3 comentários :

  1. Ju, essa foi a casa que mais gostei, até agora. Não sei por que, mas ela chegou a me deixar um pouco emocionada... Acho que porque tem muitas coisas bonitas por trás de cada peça. Lindo ver o jeito que o Bê falou sobre a família dele... Bem legal, mesmo!
    Queria dar uma sugestão pro cantinho da sala (daquelas intrometidíssimas hahaha): acho que ia ficar bem bonito se eles escurecessem a parede atrás do sofá, tipo com um marrom pro vermelho, e deixassem o quadro ali mesmo. Não sei como é o resto do ambiente, mas penso que ficaria bem agradável. Enfim, é só uma dica :)
    Beijo, Ju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, que bom que você gostou! Realmente é linda a maneira como o Bê fala da família dele!
      Quanto à sua sugestão, vou falar para os meninos. ;) Vai que eles gostam, né?

      Beijão!

      Excluir
  2. Oi Mari,
    Quando viemos morar nesse apê, que é alugado, uma de nossas idéias era pegar a parede atrás do sofá e pintar com um verde musgo e pendurar algumas gravuras d Margaret Mee, com molduras em madeira crua.

    Porém, aqui no DF, e em todo o Brasil, essa coisa de imobiliária é uó! Aqui não pode neeeem furar a parede, e escurecer a parede se tornará um gasto muito alto no final do meu contrato de locação pois teria que selar e depois pintar de palha de novo.

    Mas muiiiiito obrigado pela dica. Realmente é sempre bom ver gente nos ajudando a ter um cantinho legal e aconchegante. E muito obrigado também pelo elogio à casa. Mas acho que que deve mais ser parabenizado é Juarez (o marido) pois ele é design de interiores e ele arrumou a casa para as fotos!!!

    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...