Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

28 de novembro de 2013

(Tentando) colocar a casa em ordem

Sou virginiana. Em alguns aspectos, acho que tenho a cara do signo. Mas quando se trata de organização... cof cof.. sai de perto! Tá certo que eu não sou a pessoa mais bagunceira do mundo, e as visitas jamais viram a minha zona (salvo aquelas que já são de casa). A minha bagunça sempre foi do tipo que dá para varrer para debaixo do tapete - de catar tudo e tacar dentro do armário. Me lembro da minha mãe dizendo: "JULIANA! Seu quarto está me fazendo mal!" rsrs. Daí eu ia lá e varria a bagunça pro armário e para as gavetas.
Saí de casa e não mudei muito. A sala, até que eu mantinha maior parte do tempo arrumada. O banheiro e o quarto - sobretudo a área de trabalho - sempre foram meu maior problema. Daí, acompanhando blogs que abordam organização, principalmente o Organize sem Frescuras! e o Tu Organizas, descobri que arrumação e organização são coisas diferentes. Minha mãe é arrumada, então as coisas para ela funcionam com arrumação. Mas eu sou zoneada e só arrumar nunca daria certo, que logo depois eu desarrumaria de novo, que aliás, foi o que sempre aconteceu. Eu preciso de organização, ou seja, de critério.
 
Com a Rafa, do Organize sem Frescuras!, descobri o poder das caixas organizadoras. Em agosto, entre uma viagem e outra, resolvi fazer o primeiro teste, com os meus esmaltes. Ó só como ficou!
 
 
Antes, eles ficavam dentro dessa bolsinha vermelha, o que não favorecia a visualização das cores que eu tenho e alguns que iam ficando no fundo, eu acabava usando bem menos.

 
 
Quando eu vi que os esmaltes deram certo e eu não os baguncei de novo, fiquei animada. Mas meio que parei por aí.
 Com o passar do tempo, eu fui percebendo que precisava fazer meu tempo render. Para trabalhar fora oito horas por dia, cuidar do blog, estudar, escrever, desenhar, pintar, ler. E estava impossível! Sempre fui uma leitora voraz e o número de livros lidos esse ano caiu drasticamente. Também desenhei e pintei muito menos. Foi então que eu percebi que perdia um tempo precioso guardando coisas que eu tinha deixado espalhadas pela mesa, ou procurando objetos perdidos nas gavetas.
Fora que eu sempre tive o incentivo da Rafa, seja com os posts ótimos dela, bem como com os elogios carinhosos que ela sempre faz quando vê foto de algum canto arrumado por aqui.
Então, resolvi começar MESMO. Comprei zilhões de caixas organizadoras e fui colocando em prática o que tinha aprendido. Não é a organização de um personal organizer, mas para uma zoneada, até que eu acho que não estou indo tão mal...
 
 
Bandejinha na bancada: nesse caso, não é para não perder as coisas, o efeito é mais visual.
 



Gavetas do banheiro: todas seguiram mais ou menos o estilo da foto abaixo. O que eu uso mais fica na caixa da frente e o que é de uso esporádico, na caixa de trás. Não tem foto do antes, Juliana? Tem não gente... se eu colocasse aqui, vocês sairiam correndo e ligariam urgente para a equipe do Santa Ajuda. hehe. Tenho coragem não!



Gavetas da escrivaninha: eram o meu maior problema. Foi justamente aqui que tive mais trabalho. Não está muito bonito visualmente, mas pelo menos, estou conseguindo achar as coisas e colocá-las de volta nos seus devidos lugares.





Acessórios: Os colares e os brincos ficavam numa caixa, o que caía no mesmo problema dos esmaltes : dificultava a visualização.  Daí arrumei ganchos adesivos para os colares e os pendurei na porta do armário, e usei forma de gelo para os meus brincos. Quanta diferença! São muitos brincos e estava fogo achar os pares na caixinha, tudo junto e misturado.



Caixa decorada: ganhei essa caixa da minha prima, e achei muito linda. No primeiro momento, não sabia o que guardar dentro dela. Como não é grande, resolvi usar para guardar o termômetro e os pouquíssimos remédios que tem aqui em casa.

 
Ainda há um longo caminho a percorrer, mas acho que já é um bom começo. E o mais legal é que quando a gente organiza, é mais fácil manter a casa arrumada e a decoração se sobressai. Como eu já disse aqui uma vez, casa não é coisa para inglês ver... então eu estou achando super bacana conseguir apreciar melhor a decor do meu apê. ;)
 

E vocês, já colocaram em prática essas dicas em casa? Ou mesmo, outras dicas que tenham aprendido nos blogs de organização e que eu não citei? Têm algum critério que criaram sozinhos? Compartilhem com a gente?
 
 
Dedico esse post à Rafa, pois sem ela, eu não teria chegado até aqui.

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

5 comentários :

  1. Ju do céu!! Se eu estou orgulhosa? Nossa muito, muito! Tá lindo de ver aqui e imagino que super prático pra você aí. Lembro muito quando você falava das suas gavetas sempre bagunçadas, agora os problemas acabaram rss. Muito legal, parabéns! E muito obrigada pela dedicatória, fiquei mega feliz, mas com ctza muito mais em ver sua força de vontade e organização. Agora manter tudo no lugar ficou mole, mole,né? Um bjão Rafa Organize sem Frescuras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que você ia gostar! =) Ainda há muito o que fazer, alterar pequenos hábitos, mas estou feliz com esse começo.

      Beijos.

      Excluir
  2. oiii


    adoro organizar as coisas... mas demoro muito pra fazer isso hehehehe
    adorei a forma que organizou tudo.. ai fica tão lindo!!


    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto muito não, mas estou percebendo que faz uma senhora diferença. Aí acabo me animando!

      Beijos.

      Excluir
  3. Hola Juliana que bueno tener todo organizado y separado , sirve para la limpieza visual y el orden
    Besos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...