Fazia algum tempo que eu não tirava um momento para ficar navegando pelo Apartment Therapy. Já falei por aqui o quanto eu o amo! Se você é novo por aqui, escute meu conselho de amiga: mesmo que você não entenda bulhufas de inglês e não esteja com um google tradutor à mão, vale muito a pena "perder"uns minutos passeando por lá, que as imagens falam por si só. Tem casas inteiras, reformas de móveis e antes e depois para a gente se inspirar de montão!
E foi de lá que eu catei essas imagens para fazer o antes e depois de hoje. Observando essas imagens, separei 5 dicas para te ajudar a renovar a sala de jantar. E o melhor: sem trocar os móveis principais.
Bora?
1) TROQUE O ESTOFADO DAS CADEIRAS
Muitas vezes um estofado velho e desbotado não deixa a gente muito feliz ao olhar para eles. Troque por alguma cor ou estampa que converse com o resto dos móveis e itens da sala. Se puder, aposte num contraste.
Dependendo do tipo de cadeira, você mesmo pode estofar, basta procurar tutoriais na internet. Se a cadeira for um pouco mais elaborada, e você não tiver dinheiro para pagar um estofador, experimente perguntar a algum costureiro se ele faz esse tipo de serviço. Geralmente os que fazem capas para sofás topam pegar esse serviço. A poltrona do meu cantinho de leitura, por exemplo, foi estofada pela mesma costureira que fez a capa do meu sofá.
E dependendo também do tecido que você escolher, não fica tão caro. Mas esteja mais atento caso você tenha pets e/ou crianças. Nesse caso, opte por modelos impermeáveis e não tão finos, para que tenham maior resistência e durabilidade, o que vai evitar a necessidade de estofar de novo tão cedo.
2) CENTRO DE MESA FAZ PARTE DA COMPOSIÇÃO
Centros de mesa muitas vezes são relegados a segundo plano, e são esquecidos diante dos móveis. Mas, mesmo sendo menores, e talvez menos vistosos, eles fazem parte da composição, então é legal dar atenção a eles. Dependendo do que você colocar, pode mudar a vida da sua sala. Um arranjo de flores passa uma mensagem, uma composição de velas passa outra, e um jogo de xadrez outra.
Reflita se o arranjo que você tem combina com a vibe que você quer para sua sala de jantar. caso você não se decida por uma vibe única, não há problema. Você pode ter duas coisas para a sua mesa de jantar e ir alternando, de acordo com o espírito do dia. Está tudo bem querer flores num dia, e o jogo de xadrez no outro. =)
E se você é fã convicto de flores por exemplo, mas não aguenta mais olhar para sua mesa, experimente fazer outro arranjo, com flores diferentes, cores diferentes. Mudar a base também pode ajudar.
3) TAPETES PODEM LEVAR A SUA SALA DE JANTAR A OUTRO PATAMAR
Eles não são de fato necessários, eu mesma nunca tive um na minha sala. Optei por trabalhar a minha sala com outros elementos. Mas é inegável que tapetes ajudam muito a levar elegância a um ambiente, dando uma renovada geral.
Se as suas coisas forem predominantemente lisas, um tapete estampado pode levar uma bossa ao ambiente. Caso você tenha receio de ousar, uma estampa clássica como o listrado, em cores neutras é uma saída.
Em relação a tamanhos, algumas lojas fazem sob medida, o que é bem legal para quem não encontra pronto no tamanho ideal para o seu ambiente.
4) MUDAR O TAMPO DA MESA TE DÁ UMA MESA NOVA DE PRESENTE
Pelo que dá para ver dos pés na segunda foto, acredito que a base da mesa seja a mesma, e trocaram o tampo de vidro pelo de madeira. É um tipo de mudança que pode sair mais barato que comprar uma mesa nova - basta procurar uma marcenaria mais em conta, e modifica completamente o estilo do ambiente.
Eu particularmente gosto mais de mesas de madeira, além de serem mais aconchegantes, acho mais agradável ao toque. Mas se você gostar do seu tampo de vidro, e ainda assim quiser dar uma mudada, há a opção de colar contact no verso deste. Dá um efeito bem interessante.
5) REPENSE OS QUADROS
Já parou para pensar que o que você pendura na parede é responsável por uma boa parcela do que sua casa diz sobre você? Consegue imaginar pinturas a óleo com paisagens clássicas na casa de certas pessoas? E um mix de pôsteres de filmes antigos e fotografias dos anos 60 na casa de outras? Com isso quero mostrar que dependendo do que você escolher para suas paredes, conseguirá um estilo diferente.
Quando for escolher seus quadros, pense no que você deseja para sua sala e no que tem a ver com quem você é.
6) GUARDE AS TRALHAS
Tralhas espalhadas acabam com qualquer decoração. Por mais bonito que seja o seu ambiente, se ele estiver bagunçado, a belezura nem vai aparecer. Essa dica serve para mim também: na sala de jantar, nunca baguncei muito, mas no quarto, acabo deixando roupas e livros se acumularem à vista. Quando a gente guarda tudo, é até inevitável abrir um sorrisinho ao vermos a nossa decoração. Ainda mais, se ela tiver sido feita por nós mesmos e com tanto carinho.
E aí, qual dessas dicas foi a sua preferida? Segue alguma? Qual?
Fotos e post original: Apartment Therapy. Recomendo ir direto na fonte também.