Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

22 de outubro de 2013

Quem tem pouca verba pode ter uma sala de jantar legal?

Dias atrás, eu mostrei para vocês que é possível decorar um quarto com pouca grana. Hoje, farei o mesmo com a sala de jantar. Acredito que a maioria das casas tenha um cantinho para comer, ainda que seja pequenininho. Já vi apês de 30m² com uma mesa para duas pessoas apenas, mas era uma mesa. Esse cantinho pode, e deve, ter o seu charme, porque não?

Mesa de madeira é muito comum. E é um curinga, acho aconchegante e simples de se trabalhar. Vai bem com branco, com colorido. Na foto abaixo, investiram na composição inusitada sofá colorido e cadeiras com estofado branco. A sua cadeira, você mesmo pode estofar com grampeador de tapeceiro. Não é nenhum bicho de 7 cabeças, basta pedir ajuda se estiver inseguro. Quanto ao sofá, se não tiver um que dê para aproveitar ou não puder comprar, há a possibilidade de substituí-lo por um banco amarelo ou da cor de sua preferência.

Reparou nas luminárias? Para ser sincera, nunca vi esse tipo de composição em casas de verdade ao vivo. Mas achei a composição interessante e dá para achar peças a preços mais acessíveis em algumas lojas.

Ao lado da mesa, tem um nicho com enfeites. Com a mesa nessa posição – encostada na parede – há a possibilidade de adaptar a idéia com prateleiras, sem risco de alguém bater com a cabeça. Para decorar, basta pegar uma daquelas garrafas que você sempre joga fora e pintar com verniz vitral, que dará um efeito bem parecido ao das garrafas da imagem. Mas você também pode preencher as prateleiras com relíquias de família e o que sua imaginação mandar.

Imagens: Minha Casa

Ah, Juliana, mas não tem uma maneira de simplificar, não? Tem. Tinta e quadros. Cor forte em uma ou duas paredes destaca e delimita o ambiente. Digo delimita, porque na maioria das vezes o jantar vem acompanhado do estar. Para dar mais vida e personalidade ao ambiente, compre quadrinhos que tenham a ver com você. Outra possibilidade é comprar molduras baratas do comércio popular, tipo Saara e lojas de 1,99, pintá-las e preenchê-las com pôsters comprados e/ou impressos em casa, desenhos seus, imagens que você recortou em revistas, etc.


Uma mesa branca permite brincar com as cores. Nessa sala, investiram em cadeiras de metal com estofado vermelho. Mas você pode pintar as cadeiras de metal ou madeira que você tem aí da cor que quiser. Ou uma de cada cor.
Nessa casa, investiram num espelho, que é um item não muito barato. Mas se for o seu desejo, economize em outras coisas e pesquise! 


Assim como na segunda imagem, essa sala recorre ao poder mágico da soma tinta na parede + quadrinhos. O dourado deu um toque sofisticado ao ambiente e é tão simples de conseguir: basta mandar brasa na tinta dourada nas molduras.


Eu adoro mesas redondas. Pelo fato de não ter pontas, acho que as pessoas se integram mais, evitando conversas paralelas, o que dá um clima mais de união, sabe? Posso estar viajando, mas é a sensação que me passa. O segredo dessa sala é basicamente o estofado que dá um torque romântico. O relógio de estação e o nicho impedem que a parede fique vazia. Sabemos que esse tipo de nicho envolve obra. Mas ao contrário da primeira sala, aqui há o risco de bater com a cabeça caso haja prateleiras, então o nicho pode ser substituído por quadros.


Já na imagem abaixo, o ambiente foi destacado por papel de parede numa única parede. No caso, escolheram algo com uma pegada retrô, mas você pode escolher o que combinar mais com seu estilo. Lembrando que papel de parede pode ser substituído por contact, tecido e tecido adesivo. Reparou como a luminária simples se destacou com o fundo estampado?

Olha e me diz, não faz uma senhora diferença?


Por último, duas dicas que aparecem em praticamente todas as imagens:
- Não esqueça da luminária. Se for para não ter nenhuma, que seja com estilo, de forma que todos percebam que a ausência de uma é proposital.  Exemplos aqui e aqui.
- Enfeitezinho no centro da mesa. Nem preciso dizer que há mil maneiras de fazer um a custo praticamente zero, né? Pode ser uma garrafa com uma flor, um bowl com frutas de mentirinha, potes de vidro com fotos... para a imaginação o céu é o limite e o que não falta na internet é inspiração!
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

8 comentários :

  1. Meu apartamento tem cozinha integrada , aproveitei o vão para fazer uma mesa e ficou bem charmoso!!
    Adorei as dicas!

    Beijos

    www.coisasdalivia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter ficado bem legal! Lá em casa, a cozinha é separada e é em forma de corredor, então, nem tem como colocar uma mesa. A minha fica na sala mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  2. Hola Juliana yo tengo una casa de veraneo y tengo la cocina integrada ,, me gusta mucho para espacios pequeños , pero no por el tema de los olores
    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que essa história de cozinha integrada depende do estilo de vida de cada um... eu particularmente, não teria, mesmo se pudesse. Quanto aos odores, eu acho que existe solução para isso. Vou verificar com minha irmã, que tem uma cozinha integrada e te falo.
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Juliana!
    Adorei as inspirações e me animei a dar mais atenção a esse cantinho e deixa-lo mais aconchegante. A sala de jantar aqui anda meia abandonada!
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Thalita! É tão bom saber que consegui animar alguém a dar atenção a um cantinho da casa!
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá! Aonde compro ou mando fazer um banco como o da primeira foto (amarelo)? Ou em qual edição da minha casa saiu? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não sei onde tem um banco igual ao da primeira foto, mas creio que você consegue algo similar em locais que fazem sofás sob medida. Desses lugares que fazem sob medida, eu conheço a Viterbo e Fernando Jaeger, mas deve ter outros.
      Não me recordo mais em que edição da Minha Casa saiu essa foto, mas creio que tenha sido em 2013, poucos meses antes de quando esse texto foi escrito.
      Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...