Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

3 de julho de 2015

Vitra Haus: uma loja de móveis com design assinado na Alemanha

Confesso que fui uma péssima turista na minha última viagem. Estou vivendo um momento muito doido e corrido com o trabalho, o blog e o curso de design de interiores. Praticamente não tenho tido tempo para mim mesma. Comprei a passagem em cima do laço, e acabei pesquisando muito pouco ou quase nada sobre os lugares que eu ia. 
A Carla, que me hospedou na primeira parte da viagem, foi quem fez o meu roteiro dos dias que fiquei entre a Alemanha, a França e a Suíça. Ela me passou uma lista de lugares que tinham nas proximidades de onde ela mora e perguntou o que eu tinha interesse em visitar. Mas um desses lugares, ela sequer me deu a opção de dizer não:

- Tem um lugar aqui que você vai amar, eu vou te levar lá com certeza! Prepare-se para ter uma overdose de Eames!

E o mais engraçado, é que eu tive que comunicar no curso que eu ia viajar, afinal, foram 3 semanas de aulas perdidas, e uma das professoras que coordenam o curso se empolgou: "Esse lugar é incrível, você vai voltar cheia de ideias! Será muito bom para você!" E não é que ela tinha razão?

 


Esse lugar, o primeiro que a Carla me levou, durante a minha estadia pela região da Floresta Negra, é o Vitra Haus. É uma fábrica/ loja de móveis de design assinado. A arquitetura do lugar é incrível e surreal, parece umas casas empilhadas em cima das outras, e tem uma pegada contemporânea, fazendo contraste com o fundo verde. Graças ao Vitra, a cidade meio que ganhou o título de cidade das cadeiras, e tem várias cadeiras gigantes espalhadas pelas ruas.  Isso sem contar que tem uma rua que leva o nome de um sujeito muito famoso nesse universo da decor: Werner Panton. Não, eu não estou doida e não sonhei isso. Tenho até foto para provar! =)





A Carla me explicou que cada um desses cilindros coloridos representam as cores das cadeiras de Panton. Achei isso incrível e bem bolado!


DETALHES

No Vitra, os ambientes estão montados como se fosse uma mostra de decoração, quase tipo os Casa Cor ou Morar mais por menos que temos por aqui. Fotografei alguns ambientes, que eu acho que tem várias dicas que podemos aproveitar. Mas para que o post não fique muito grande nem cansativo, resolvi dividi-lo em etapas. Hoje vou mostrar os detalhes, apenas os detalhes. E nos próximos posts mostro 1 ou 2 ambientes, combinado?

Vamos lá!


Eu já deixei claro o quanto sou A-P-A-I-X-O-N-A-D-A pelo casal Eames, né? Mas lá descobri que conheço muito pouco das obras deles. O que foi ótimo, porque percebi que realmente gosto do trabalho deles e não fui tão influenciada pelas referências que tanto vejo à minha frente. Quase tudo que eu apontava dizendo "adorei isso!", a Carla respondia:

- É Eames!

Quando eu vi esses elefantinhos, caí de amores. Em cima da porta, que não é um lugar que costumamos lembrar que existe, então... achei um amor! Eu adoro uma fofura. Me diz se eles não são uma fofura? Desejei!



Eu não coleciono miudezas, mas para quem é fã de toys, as prateleiras para exibi-los não são exatamente uma novidade. Mas eu achei bem interessante o design das prateleiras, com essa "barriguinha" para baixo. O fato delas serem pequenas e comportarem até 3 bonecos, além de serem brancas e colocadas numa parede branca, sem contraste, valoriza os objetos nela colocados. Isso é uma saída bem bacana para quem é colecionador.
Consegui imaginar aí mole mole coisas do Harry Potter e pequenas esculturas da arte popular brasileira.



Serei bem franca: apesar de eu já ter reaproveitado uma garrafa pet  e tê-la feito de vasinho, é muito, mas muuuuuuuuito difícil eu gostar de alguma coisa feita com ela. Porém a vida tem uma coisa de bom: ela sempre nos dá a oportunidade de olharmos para uma mesma coisa de outra forma.
Olhe para a imagem acima: você viu de primeira que as luminárias eram feitas com garrafa pet? Eu pelo menos não vi no primeiro momento. Agora repare na imagem abaixo: a garrafa pet é bem visível, mas o conjunto da obra se sobressai, e a garrafa em si acaba sendo mera coadjuvante.
Gostei muito do efeito aconchegante que essa luminária dá. Se não me falha a memória, ela é da Venezuela. Fiquei feliz de encontrar algo latino-americano por lá! =)


E para encerrar, quisera eu que todas as salas de espera da vida fossem assim:


Cadeiras coloridinhas + parede preta! Te contei que me peguei me apaixonando por paredes pretas? Não?! Fica para outro post! hehehe.

Fica a dica: quem for para Basel (ou Basiléia), ou qualquer outra cidade nas proximidades da Floresta Negra, super vale a pena colocar o Vitra no roteiro. Ele fica em Weil am Rhein, Alemanha.

Agora me conta: qual desses detalhes foi o seu favorito? Teria algum em casa?
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

2 comentários :

  1. Hola Ju querida !, que lugar mas entretenido ,, lleno de muebles de diseño ,, Alemania es un país muy vanguardista en cuanto al diseño de interiores

    ResponderExcluir
  2. Não tinha visto esse post! Que lugar mágico, incrível, lindo, empolgante, nossa essa visita deve ter sido muito inspiradora. Amei a arquitetura, muito inusitada, amei o efeito dos cilindros coloridos no campo, eu AMO essa luminária de PET, enfim, eu ia pirar nesse local!
    Que bom que você está compartilhando com a gente as fotos!
    Beijos! Thamyrez

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...