Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

15 de outubro de 2015

Inspiração Morar mais por menos Rio: 5 ambientes, 7 dicas de decoração

Foto: Ana Cantarini/ Casa doce casa. Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Ana (Casa doce casa), eu, Karen (Pot Pourri da Karen), Tati (Bangalô da Tati), Thamyrez (Casa Design Studio) e Glenda (Ateliê bora pra casa).

Que eu iria ao Morar Mais Rio era óbvio. Vou quase todo ano. Só não sabia que acabaria indo para um encontro de blogueiras, e que a visita, que geralmente faço em 2 horas, se estenderia pela tarde inteira, entrando pelo início da noite. Gente, era uma energia tão boa a que circulava ali, entre nós, que não dá para explicar. 

Falando da mostra em si, está incrível! A grande maioria dos ambientes mostram ideias super acessíveis, que dão para colocar na sua, na minha casa, enfim, em casa de gente comum. Vou mostrar aqui alguns dos que mais me chamaram a atenção - apenas alguns poucos só para vocês sentirem o gostinho. Super vale a pena a visita fora da esfera virtual, e conferir cada detalhe com seus próprios olhos, porque é cada detalhe, que dificilmente a gente consegue dar conta de tudo. Naturalmente você será atraído por aquilo que se identifica mais. Isso ficou muito claro no nosso grupo: cada uma de nós notava coisas diferentes. Se a Thamyrez reparava na luminária x, eu notava a y, a Karen fotografava um boneco numa estante, e por aí vai. Olhar é uma coisa tão particular, que eu não tenho como reproduzir aqui o seu olhar. Por isso, aceite meu conselho: visite a mostra! Vai até dia 2 de novembro.


APÊ AMERICANAS.COM/ GARIMPORIO


De todos os ambientes, acho que o que eu mais gostei foi o apê Americanas.com, montado pelas meninas do Garimporio. 
Acho que a primeira vez que ouvi falar desse escritório, foi no blog Referans, da Revista Glamour, escrito por Bruna Lourenço. Me apaixonei tanto pelo projeto mostrado pela Bruna, que não tive como esquecer. Um ambiente com uma pegada meio industrial, meio rústica, mas também com uma dose de delicadeza e aconchego. 
Pouco tempo depois, as meninas que comandam o Garimporio: Natasha Frota, Rafaela Lucena e Andrea Brito, deram uma palestra para a minha turma, no curso de design de interiores. Depois daquele dia, eu, que já tinha me encantado com o trabalho delas, passei a acompanhá-las de verdade. Daí, quando elas anunciaram que montariam um ambiente no Morar mais, eu fiquei na expectativa de ver de perto! E posso dizer que não me decepcionei! =)



COZINHA DO CHEF REVISTA QUEM/ MIGUEL CAPANEMA E NATHALIA BERTOLI

Okay, uma cozinha desse tamanho não é a minha realidade. Minha cozinha é daquelas tipo corredor, tão comuns em apartamentos da década de 80 em diante. Mas e daí? Lembre-se: inspiração é para nos inspirarmos e não para copiar. E para mim, essa cozinha é muito inspiradora. Pensa só comigo:

  •  Porque temos que ter sempre azulejos até o teto? Quem foi que disse que isso era obrigatório? Porque não investir meia parede em azulejos estilosos e pintar o resto com uma tinta que faça contraste, ou até, combinando, dependendo do seu gosto?

  • Nem sempre precisamos apelar ao branco. Sou fã de branco, assumo. Mas ele não precisa ser nosso único amigo. Talvez para ir contra as cozinhas em que crescemos, nas décadas de 80 e 90 (azulejo bege + armário bege - levanta a mão quem foi criado numa grande paleta bege! o/ ), tenho visto muita gente apelar para uma cozinha toda branca. Mas madeira escura e cores fortes são capazes de tirar o ambiente da monotonia e ainda trazer aconchego. 

  •  Pode decorar cozinha? PODE, PODE, PODE! Não sei porque raios as pessoas decoram quarto, sala e deixam a pobre da cozinha pra lá. Tem gente que vem aqui e casa, e diz, espantado: "Gente, você decorou a sua cozinha também?!".



ESTÚDIO DO FOTÓGRAFO/ RBP ARQUITETURA E INTERIORES

Não deve ser mera coincidência o fato de eu ser pós graduada em fotografia e ter amado esse ambiente! =P
Rsrsrs, brincadeiras à parte, eu amo madeira clara, amo cinza, amo tijolinhos, como não amar? Só teria feito outra coisa no frigobar porque eu não bebo, e talvez colocasse uma pitada de cor já que eu não sou tão neutra assim, mas moraria aí fácil, fácil.

  • Uma coisa que me chamou muito a atenção nesse espaço é que ele quebra o conceito de que ambiente pequeno tem que ser claro. Não tem. Só se você for amante das cores claras. O que seu espaço tem que ser é bem aproveitado e ser funcional, estar de acordo com seu estilo de vida.

  • Sair do lugar comum pode criar um efeito bem interessante: já cogitou não cobrir a parede inteira com tijolinhos?



LAZER DO RIO/ RICARDO PORTILHO

Acho que não tem muito o que falar desse ambiente: TODO mundo sabe que sou suspeita porque amo cactos infinitamente! Agora imagina um bando de cacto junto, com o Corcovado ao fundo, numa imagem tipicamente carioca: tem como não morrer de amores? Tem não, gente!
Na minha coleção é tudo baby, mas um dia eu chego lá! =) Alguém aqui tem coleção de cactos grandes assim?



QUARTO DA BEBÊ MENINA/ GRÃO ARQUITETURA

Uma das coisas que mais me incomodam na decoração é quarto de criança, sobretudo de bebê. Ou as pessoas fazem um quarto temático demais (e padrão demais também - azul para meninos e rosa para meninas), que perde todo o sentido quando a criança cresce um pouco mais, e os pais acabem sentido necessidade de praticamente criar um quarto novo. Isso gera desperdício de tempo, dinheiro e material. Ou não decoram o quarto do bebê, com medo de "perder" a decoração cedo demais. Esse quarto tem algumas lições interessantes que podemos tirar:

  • Quarto de menina não precisa ser rosa. Não precisa ter decoração de ursinhos fofos. Também não precisa ter mobiliário branco. O papel de parede também não precisa ter estampas pequenininhas e fofinhas. Não tenha medo de sair do lugar comum.

  • O quarto de bebê pode ser projetado já levando em conta o crescimento da criança, evitando mais gastos e desperdício. Repare que esse quarto já tem uma cama baixinha, que é ótima para crianças pequenas. Bastaria retirar o berço, e transformar o espaço num canto de brincar ou então, colocar uma mesinha para a criança desenhar, pintar, montar, etc. 



E aí, gostou das dicas? Dos ambientes que mostrei aqui, qual o seu favorito? 
Para quem foi na mostra: qual dos ambientes que você viu, você mais gostou?

* Todas as fotos dos ambientes foram oferecidas pela assessoria do Morar mais por menos.

*Mais imagens, sob o olhar especial de Ana Cantarini, aqui.

*Todos os nomes das empresas/ profissionais são clicáveis e te redirecionam à página deles. No entanto, alguns sites estavam fora do ar no momento em que escrevia este post, então nesses casos, os links te levam às redes sociais das mesmas.
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

5 comentários :

  1. Engraçado como cada uma vê de uma maneira toda particular, diferente das demais, né? Acho que isso é ainda mais enriquecedor para a troca.
    Adorei seu post!
    E obrigada pela referência. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Vivências diferentes, olhares diferentes! ;)

      Ah, de nada. Suas fotos ficaram lindas!

      Beijos

      Excluir
  2. Eu quero uma varanda repleta de cactos assim gente. Apaixonei.
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...