Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

20 de novembro de 2014

Hora de decorar: como descobrir seu estilo - parte 1




Isso não é uma receita pronta. Longe de mim tentar fazê-la.  Mas eu sempre digo que a casa tem que ter a cara do morador. E esses dias andei me questionando: será que todo mundo sabe qual é a sua cara?
Na época que eu fiz um curso de decoração on line com a Manu Mitre, do Casa da Idea, teve um exercício que me fez soltar a seguinte frase: "Ô Manu, isso aqui está parecendo terapia!" E ela me respondeu que de certa forma era. Afinal, para sua casa ter a sua cara, você precisa se conhecer!
Ok, eu sei que nem sempre isso é uma tarefa fácil, e eu nem vou propor o exercício da Manu, pois ela o passou num contexto bem elaborado com várias lições e conteúdos.

Mas eu posso te ajudar de outra forma. Com referências e inspirações. Porque quando a gente conhece as possibilidades, os materiais, fica muito mais fácil decidirmos o que gostamos ou não, o que nos toca, a ponto de nos fazer abrir aquele sorriso!


INSTAGRAM

Para quem tem instagram: aproveite essa ferramenta a seu favor! Para quem não tem: se tiver internet no celular, baixe! É gratuito e vale muito a pena. Se você for do tipo que não gosta de expor muito a sua vida nas redes sociais e também não está afim de ver fotos pessoais dos seus colegas, é só criar um perfil e não publicar fotos. E ao invés de seguir colegas que postam coisas pessoais, procure seguir perfis que possam te inspirar. Se gosta de decor, procure perfis de decor; se gosta de pets, siga perfis sobre pets.
Uma maneira legal de buscar imagens que possam te inspirar no insta é usar hashtags que tenham a ver com o que você está querendo encontrar. As que eu mais uso são essas:


A primeira e a segunda são bem legais, porque mostram casa de gente comum, tipo eu e você, gente que gosta de brincar de decorar e mostrar para o universo on line. A primeira, se não me engano foi criada pela revista Casa e Jardim (me corrijam se eu estiver errada, please!), e a segunda é uma proposta do blog Casa Aberta. Em ambos os casos, a maioria dos lares que você encontrará são brasileiros.
As duas do meio mostram casas. De gente comum, de revistas, boladas por arquitetos e/ou designer de interiores. Tem de tudo.  O legal é que você verá inspirações do mundo todo e é sempre legal abrir o leque de opções, conhecer novas formas de decorar.
A última é bem legal. Como o nome diz, você verá detalhes. Porque convenhamos, uma casa também é feita de detalhes. Como o pinguim que você coloca na geladeira, a florzinha que você deixa ali no cantinho, o bichinho de pelúcia que faz uma graça na sua cama.


Quando eu estou passeando no instagram, algumas imagens chamam a minha atenção, me fazem sorrir. Quando isso acontecer com você, preste atenção na imagem. O que chamou a sua atenção? Porque você sorriu? Não se contente com o "ah, eu gostei porque é bonito". Descubra os elementos que te tocaram! Foi o piso? O quadro ali atrás? A luz natural em abundância? Os elementos "quentes"? O toque romântico?



PESQUISE AS OPÇÕES DISPONÍVEIS NO MERCADO


Você só saberá do que você gosta se conhecer o que  o mercado tem a te oferecer. Como é que você vai gostar de piso vinílico, se você nunca ouviu falar nele? Procure conhecer as coisas, pesquise imagens delas no ambiente e veja se gosta ou não. O mesmo serve para as sensações que essas coisas te remetem: é aconchegante? É elegante? Remete à casa da vovó quando ela contava historinhas do lobo mau para você?

Eu acredito que a melhor ferramenta para esse tipo de pesquisa seja o Pinterest, já que é uma rede social de imagens, tem uma ferramenta de busca funcional e está cheio de imagens de decor.

Aqui segue alguns exemplos para te ajudar na pesquisa:


Eu sei que quem mora de aluguel na grande maioria das vezes não consegue mudar o piso. Mas esse exercício serve para os inquilinos também. O exercício não é exatamente para você mudar o piso da sua casa, mas para você descobrir do que gosta e ir definindo seu estilo.


Eu, por exemplo, percebi que suspirava cada vez que via cactos e suculentas. Para testar, comprei um cacto. Morri tanto de amores  e vi que valia a pena começar uma coleção, que tem me feito muito feliz.


MÓVEIS

Toda casa precisa de móveis. Então, naturalmente, você terá que comprar alguns. Ou reformar o que você já tem. Mas existem tantas opções por aí, e é óbvio que você gostará mais de uns modelos que de outros. Porque nem todos vão conversar com a sua alma no mesmo nível de sintonia.

Segue umas ideias para você pesquisar:







Obviamente que no que tange os móveis, temos que levar em consideração o espaço disponível e a funcionalidade, mas antes disso, que tal pensar no que você gosta? Porque depois que você já souber do que gosta, e principalmente, PORQUE gosta, fica mais fácil arrumar soluções para adaptar seu gosto ao espaço que você tem e às suas necessidades.
Vou dar um exemplo básico que vi na casa de um casal de amigos: o marido queria um sofá que abraçasse, oferecesse conforto e tivesse braços largos. Falando assim, parece que ele queria um sofá daqueles enormes, que afundam, né? Mas a sala deles é micra. No entanto, como eles sabiam do que gostavam e o que queriam, penaram pra caramba até achar um sofá assim: com braços largos, que afunda, que abraça - e no tamanho perfeito para a sala!
Entendeu a lógica da coisa? É muito mais fácil comprar as coisas depois que você já definiu bem seu estilo, suas vontades e as chances de arrependimento serão muito menores.


Por hoje chega, senão esse post vai ficar gigante! hehe. Depois volto com a parte 2!

Ah, antes de fechar este post, aproveito para agradecer minha amiga e agora parceira do canal do blog no Youtube, Sheylla Gonçalves, que me inspirou a escrever sobre esse assunto.Muito obrigada, amiga!



Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

3 comentários :

  1. Adorei o super post Jú! E já estou curiosa para ver o próximo! Saber identificar o nosso estilo e o que combina com ele é algo muito importante para a nossa casa. Isso vai fazer com que façamos compras de forma mais consciente! E explorar referências é fundamental para definir o que gostamos ou não! E adorei de você ter citado o Instagram, como um banco de imagens para a gente se inspirar, além do Pinterest! rs.

    Beijos!
    Thamyrez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, quando a gente conhece o nosso estilo, fazemos compras mais conscientes. Porque as chances de permanecer com os mesmos móveis/objetos por mais tempo é maior.
      E qto ao instagram eu uso seeeempre, é uma ferramenta útil, porque está ao alcance da mão, em qualquer lugar e você consegue visualizar em breves intervalos de tempo, como a sala de espera do médico (que costuma ter revistas do ano passado para entreter).

      Beijos.

      Excluir
    2. Verdade!!! O instagram é viciante! Aiiii e o pinterest? É outra perdição! haha Beijão

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...