Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

25 de novembro de 2014

DIY: Como decorar vasinhos para suculentas


Em setembro fiz uma viagem rápida para Minas Gerais. Passei na casa da cunhada e roubei várias mudinhas de suculentas. Foi então que comecei a minha coleção. Só que todas as mudinhas vieram praticamente num vaso só, porque não dava para trazer como manda o figurino, então no início estava tudo uma zona.
Mas minha mãe encontrou vasinhos vazios empilhados, prontos para serem jogados fora, acreditam?Todos eles eram pretos, e eu queria que a minha coleção fosse fofinha, delicadinha. Decidi pintar. Só que depois que eu já tinha pintado os vasinhos, ganhei mais suculentas, dessa vez já maiores, o que deu uma bagunçada aqui, porque só metade da coleção estava do jeito que eu queria.
Agora ela já está digna de ser mostrada! Ó só como ficou as muretinhas da varanda do quarto!




Eu sou suspeita, mas eu tô apaixonada pela minha coleção!

Eu decorei os vasinhos com duas técnicas diferentes. Com tinta e verniz marítimo e com contact. E as duas são bem simples, embora a primeira seja um pouco trabalhosa e mais demorada.


TINTA + VERNIZ MARÍTIMO

Quando minha mãe chegou com os vasinhos vazios, eles eram todos pretos e tinha um que era marrom. Sabia que queria usar duas cores para intercalar, uma metálica e uma em tons suaves. Foi assim que escolhi o cobre e o verde água.
Só que como vaso tem contato com água e esses ainda ficariam em ambiente externo, era necessário levar isso em consideração. Em geral, nessas circunstâncias, as pessoas recomendam tinta spray. Mas eu acho tinta spray um inferno, faz uma nuvem de tinta que é obra do capeta, e por mais que você forre tudo, fica tinta em algum lugar e é uó pra limpar depois. Tinta spray pra mim é pra quem tem espaço a céu aberto.
Em outras palavras: eu precisava de um plano B. Usando a minha cara de pau, entrei na Caçula e perguntei: "Quero pintar um vasinho que vai ficar no tempo. Mas não quero usar tinta spray, que tinta compro?"
Resposta: qualquer tinta e passe um verniz marítimo depois.

Aí vem a minha dica: a tinta verde água era 2 em 1. Então pintei direto, dei 2 demãos e depois parti pro verniz marítimo.
Mas a tinta cobre era uma tinta comum, de artesanato. Só que tinta acrílica e PVA não pegam no plástico. Nesse caso, use um primer antes de pintar.
Outra coisa: eu não sei se o verniz faz mal para a planta. Então, por precaução, espere secar muito bem. Verniz não seca tão rápido, e mesmo depois que ele estava seco ao toque, esperei mais alguns dias para plantar.





BOLINHAS DE CONTACT

Ao contrário das mudas que vieram da casa da cunhada, que teriam que ser replantadas de qualquer forma, as que ganhei de presente depois já estavam bem acomodadas. Bateu uma preguiça de tirar as plantas dos vasinhos, enfiá-las sabe-se-lá onde, pintar os vasinhos e depois replantar. Foi então que tive a ideia de manter o preto, e para quebrá-lo inserir um pouco de frufru. Quer coisa mais fofinha que bolinhas?
Para conseguir esse efeito, bastou um pedacinho de contact + furador! A melhor parte é que esse é um projetinho rápido!



COMO VEIO AO MUNDO

Nem sempre as plantas que a gente compra vem em vasos pouco convidativos. Às vezes a gente dá sorte de vir um vaso mais bonitinho. Nesse caso, porque não deixá-lo com a aparência natural, sem "maquiagem"?
Mas vale um alerta: às vezes as lojas ou supermercados cobram muito mais caro por uma planta que está num vaso mais bonitinho. E nem sempre o vaso vale o preço que estão cobrando. Nesse caso, escolha sempre a que está num recipiente mais simplório, e depois você customiza ou compra outro a seu gosto. Já vi duas suculentas iguais, do mesmo tamanho, e uma estava uns 6 reais e a outra, 29. Só por causa do vaso!



E vocês, têm coleção de plantas em casa? Já customizaram algum vaso?
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

12 comentários :

  1. Adorei as suas dicas, principalmente depois de saber da diferença dos valores, de R$6,00 para R$29,00, realmente faz muita diferença no bolso. Ainda mais que geralmente a gente nunca se contenta com uma suculenta! ;)

    Sua coleção está linda! E adorei a dica do verniz marítimo, não sabia dessa! ;)

    Beijos!
    Thamyrez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou das dicas... a diferença de preço vc percebe quando começa a comprar mesmo... tipo, quando pega na prateleira, vê o preço de 6 reais e quando passa no caixa dá diferença, e quando vc questiona é que você vê que pegou um vasinho "melhor" - entre aspas porque nem sempre é tão melhor assim.
      A do verniz marítimo eu também não sabia! É por isso que eu gosto de fazer compras na Caçula, além de ser mais barato, aprendo um monte de técnicas lá com os vendedores!

      Beijos.

      Excluir
  2. Ju ficou lindo! Eu também adoro suculentas e cactos, tenho muitos em casa. Adorei os vasinhos, tão fácil de fazer e tão fofo. Parabéns
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou dos vasinhos! Espero que consiga deixar os seus fofos também!!

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Juuu!!Ficou um amor! Tb coleciono e tenho algumas suculentas em casa.Eu fiz umas artes nos vasinhos plásticos pretos e acho que dá uma alegria a mais pras plantinhas né.Você tem alguns que eu não tenho,quem dera pudéssemos trocar mudas,heheh...Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe, se você morasse perto, poderíamos fazer isso! rs. Agora fiquei curiosa para ver as suas artes, você fez como? Com tinta?

      Beijos!

      Excluir
  4. Que forma mais fofa de dar um thãm a mais nos vasinhos.
    Eu amo suculentas, amo mesmo.
    As suas estão lindas!
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre gostei de suculentas, mas só fui morrer de amores mesmo recentemente.
      Obrigada, Mhilka! Suculentas, eu consigo manter bonitas, já eu coqueirinho que tenho, tem sido uma luta!

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Juliana, amei seus vasinhos! Eu adoro plantas e só há pouco tempo venho me entendendo com as suculentas, mas vejo que as suas estão lindas e satisfeitas de estarem morando em sua varanda.Boa sorte! Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Já matei algumas plantas, mas com as suculentas, eu tô me entendendo bem!
      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  6. Juliana, amei seu site, nunca tinha visualizado.
    Também pensava ser uma assassina de plantas, principalmente as suculentas, quanto aos cactos ainda não tive bons resultados. Mas suas dicas são diferentes, porque são simples e estão ao nosso alcance.
    Meu maior desafio foi comprar uma muda de "flor do deserto". Comprei a muda sem saber qual a cor da flor, passou um ano e meio e eu não desisti dela. Uma planta de local completamente quente...então era o ideal para o RJ, região onde moro, muito quente, principalmente pq trabalho e não tenho como ficar protegendo do excesso de sol ou chuva. E há duas semanas, percebi um broto e dois dias depois eu estava no trabalho e meu marido (que acha que tenho um monte de matos em casa) me enviou uma foto pelo whatsapp da linda flor branca que brotou. Foi muita emoção em saber que valeu a pena esperar e a outra que meu esposo foi sensível em perceber o quanto eu ficaria feliz em ver aquela flor.
    Bjs e vou decorar meus vasinhos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vilma, seja muito bem vinda!!! Fico tão feliz de saber que você gostou daqui, volte sempre! =)

      Eu também já matei muita planta. Já matei um buchinho, um bonzai e uma flor de maio. Mas eu tento e às vezes acabo acertando. Me deu bem com as suculentas, os cactos, as azaléias e uma árvore da felicidade.
      É uma delícia quando a gente acerta e vê a planta crescendo, as flores brotando, né? Eu pelo menos fico com um sorriso no rosto!
      Boa sorte na decoração dos vasinhos!

      Beijão!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...