Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

14 de janeiro de 2014

Decoupage - deu a louca nos guardanapos

Quando eu era adolescente, eu amava artesanato e testei várias "ramificações". Já fiz umas coisinhas com biscuit, tentei aprender a bordar em ponto cruz - mas não deu certo, apesar de todo o esforço e boa vontade da minha cunhada em me ensinar - e um pouco mais tarde, parti para as bijouterias. Acabei deixando o artesanato de lado para descobrir a fotografia e a pintura.
Por mais que eu sempre tenha gostado de artesanato e já tivesse tentado várias coisinhas, nunca tinha cogitado fazer decoupage. Achava que era coisa de "gente velha", mas comprei um porta bijouteria que uma amiga fez só porque o guardanapo tinha estampa de uma tela de Renoir. Não tente entender a cabeça da Juliana adolescente porque não vale muito a pena, rsrs. Maaaaas, no fundo, eu acho que nunca tinha arriscado, porque achava complicado, difícil e eu queria fugir de complicações. Até que a Stephany, do Feita com muito esmero, publicou 2 DIYs simples usando guardanapo e me deu um tapa na cara: "primeiro você tem que tentar para depois achar". 
Sacudida dada, sacudida recebida. Descobri que até no Rio de Janeiro guardanapo estampado é mega barato, 1 real a unidade. Dei uma de descontrolada (não é meu perfil, juro!) e comprei vááários! 

Catei umas telas aqui em casa - eu costumo comprar para pintar - e fiz uns quadrinhos para a cozinha:





Já no meu home office, a coisa estava meio esquisita. Não sei se você já reparou, mas aqui na minha mesa tem um mundão de coisa que uso com frequência...tinta, pincel, lápis, caneta, borracha, tesoura, estilete... então, eu precisava de mais um "porta-bugiganga". Peguei um pote de vidro do meu estoque que tinha a boca larga e saiu isso:



Passo a passo aqui e aqui

Está tudo bem explicadinho nos posts da Stephany. A diferença é que ela usou cola para impermeabilizar e eu resolvi arriscar o verniz geral artesanal, que foi o que me indicaram na papelaria. Se é melhor ou pior? Não saberia responder, não cheguei a tentar com cola, mas diante da minha experiência com projeto similar feito com filtro de café, acredito que dá no mesmo.

O que eu aprendi com a experiência?

1 - Reparou que na última foto dá para ver o remendo? É bem verdade que na foto ficou mais visível que pessoalmente, mas fica a dica: se for forrar algo redondo, use uma estampa mais uniforme.

2- Depois que você impermeabiliza, o guardanapo fica transparente. Então, preste atenção na sua base. Note que os quadrinhos ficaram com  fundo da cor real do guardanapo, porque a tela é branca. Não sei se dá para ver muito bem, mas o "porta-bugiganga" ficou meio transparente. Isso acontece porque o vidro é transparente. Eu até gostei desse efeito, mas se você não quiser que seu projeto fique com a cor da base, lembre-se de pintá-la antes de fazer a decoupage.

3 - Não ache nada antes de fazer. Tente primeiro. É aquela velha história de que os vencedores chegaram lá porque não desistiram de tentar. E isso serve para qualquer aspecto da vida. Valeu Stephany! ;)


Estou aqui na torcida para que você tente também! 
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

8 comentários :

  1. Ju, que orgulho ser parte desse post e principalmente desse projeto.
    Não é segredo pra ninguém meu vício por decoupagem. E fico feliz em passar essa mania boa pra outras pessoas.
    Seus quadrinhos ficaram lindos! E adorei as estampas dos guardanapos.
    Obrigada pelo carinho (de sempre).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez eu ouvi, de alguém da ginástica artística, que vícios saudáveis viram virtudes. Então, será que podemos dizer que seu vício por guardanapos é uma virtude? rsrs
      Não sei se chegarei a ter vício por guardanapos, porque as possibilidades de reforma e criação são infinitas, mas é muito bom ter mais uma opção - linda e barata - no meu leque, não é?

      Beijããão!!

      Excluir
  2. Oi Juliana!Ai que lindos os quadrinhos!Uma excelente ideia pra cozinha dar uma alegrada!Eu me senti sacodida pq acho que sou muito desastrada pra essas coisas.Vou me esforçar e pelo menos tentar pra só depois tirar a conclusão. Adorei. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te contar uma história: em 2009, quando eu estava fazendo estágio, ele era curricular e precisava disso para me formar. E não podia ser remunerado. As coisas já estavam ficando caras e a mesada da vovó não dava conta mais. Decidi excluir a manicure da minha vida, em detrimento de outras coisas, a meu ver, mais importantes. Comprei material e fui aprender a fazer minhas próprias unhas. Foi fácil? Não. Levei MUITA porrada até aprender.... foram meses e meses levando mais de 2 horas, errando, tirando o esmalte e pintando de novo até acertar. Hoje em dia não levo mais que 30 min.
      Resumo da história: até desastrados podem aprender e conseguir! Basta persistir! =)
      Tenta e depois me conta?

      Beijos!

      Excluir
    2. Que legal Ju!!É assim que tem que ser.Aceitar um desafio e tentar.Vou fazer o possível pra comprar logo uns guardanapos e me aventurar.Te conto depois sem falta,pode deixar. Beijos

      Excluir
  3. Ficou super lindo.. Da uma alegria prazerosa ver esse tipo de arte pronta, né? Orgulho define o sentimento..
    Parabéns...

    Beijos
    Decorando Assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Nada melhor que ver que um projeto deu certo e dizer?: eu que fiz! Dá uma alegria danada!

      Beijos.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...