Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

17 de outubro de 2014

A arte na minha vida e algumas dicas: acrílica, aquarela e pastel oleoso


Tanto quem me conhece, como quem acompanha o blog sabe: não sei viver sem arte. Nunca soube. Daí recentemente, uma leitora me mandou e-mail sugerindo que eu falasse um pouco sobre a arte na minha vida, e se fosse possível, dar umas dicas, já que ela estava começando a pintar. Sim, Thamyrez, esse post é para você! Mas se você não é a Thamyrez, mas é chegadinho num pincel, pode juntar-se a nós e trocar umas figurinhas! rs

A arte não entrou para a minha vida, ela nasceu comigo. Digo isso porque não fui muito incentivada pelos meus pais: não era dessas crianças que viviam em museu, que iam ao teatro, que tinham uma coleção de VHS dentro de casa. Para não dizer que não recebia estímulo artístico algum, eu sempre ganhei muitos livros. Mas eu sou uma Amado, e há muitos artistas nessa família, embora eu não tenha convivido com nenhum deles. Mas está nos meus genes. E manifestei cedo o meu amor pela arte. Comecei interpretando. Tem vídeo meu com 3 anos, com um pano na cabeça (pra fingir que tinha cabelão), interpretando, numa cena com algum personagem invisível. haha. Na adolescência, fui estudar vídeo e teatro. 
Aos 11 anos, comecei a escrever. A princípio poemas (todos bem toscos), e depois contos e crônicas. Aos 13, comecei a devorar tudo quanto era livro que via pela frente, hábito que tenho até hoje, embora tenha reduzido um pouco o ritmo, com o trabalho e o blog. Cheguei a ter um blog literário, antes desse, onde vez ou outra publico uns textos meus. 
 As artes visuais entraram na minha vida na época da faculdade. Sou museóloga e como tal, tive que fazer 8 disciplinas de história da arte. Impossível não me envolver. Depois de tanto tempo envolvida com a teoria, comprando livros, me apaixonando por certos artistas, num certo carnaval, resolvi comprar 2 tubos de tinta para brincar. E gostei da brincadeira. Comprei mais tintas e fui estudar na EAV (Escola de Artes Visuais do Parque Lage).
Também na faculdade, desenvolvi uma relação de amor com a fotografia, e me pós graduei nisso. Amo, mas não trabalho com isso, porque fotografia para mim é um meio de expressão artística. Não faria um casamento, por exemplo. No máximo participo de exposições (participei de 2) e vendo algumas fotos. 



Esse é um resumão da arte na minha vida. Não sou uma pessoa muito indicada para dar dicas de pintura, já que eu não sou uma grande artista, não sou professora, e ainda estou aprendendo. Mas posso tentar passar para vocês o que já aprendi. O meu objetivo aqui, é ajudar vocês a brincarem com as tintas, descobrirem o prazer de pintar, fazer seus próprios quadros, encher suas paredes de amor. Mas se quiser fazer ARTE mesmo, pro mercado e pra história, recomendo estudar a fundo, porque como diria um professor meu da EAV :"arte é coisa de adulto e de quem entende de arte".
Hoje vou falar um pouco dos três materiais que mais uso, depois falo das técnicas, para este post não ficar muito grande.


1) ACRÍLICA


Foi com ela que comecei a pintar no carnaval. É uma tinta barata, à base de água. Para quem está começando a pintar, recomendo usar tinta barata, porque você se sente mais à vontade para experimentar coisas novas, sem aquele sentimento de culpa, de cada pincelada custar os olhos da cara. 
Gosto muito das tintas à base de água, que são menos tóxicas, facilitam na hora de limpar, não precisam de solvente. Quando eu fazia curso de gravura, usávamos tinta a óleo. Sujei a minha mão e não conseguia tirar a tinta de jeito nenhum! Enviei meu dedo no aguarrás (não façam isso, jamais!), e a bendita só foi sair umas 2 semanas depois.
Ela é interessante, pois dependendo da quantidade de água, ela pode ter um efeito mais aquarelado ou "plastificado". Falarei mais sobre isso em outro post.
Funciona muito bem tanto em papel de maior gramatura (nada de usar aqueles da sua impressora, pelo amor!) quanto em canvas.


2) AQUARELA


De todos os matearias que estou mostrando aqui hoje, é o que tenho mais dificuldade. Talvez por isso mesmo, são essas tintas que tenho usado mais nos últimos tempos. Quem me segue no instagram (@casadeamados) deve ter visto minhas últimas pinturas.
Existem aquarelas caras, mas como eu estou aprendendo, é óbvio que uso as mais baratas. A da esquerda é de criança, tem o desenho da Pucca na tampa, rs! Mas quem liga? Depois, resolvi comprar aquarela líquida, a do tubinho, e ver se tinha diferença. Por enquanto, estou tendo mais facilidade de usar a tradicional, mas não vejo muita diferença no resultado final.
Por ser uma tinta à base de água, não faz muita sujeira e é fácil de limpar.
É mais indicada para papel de alta gramatura, mas eu já testei em canvas e deu certo! Então, se quiser experimentar em superfícies diferentes, vá fundo!


3) PASTEL OLEOSO


Como vocês podem ver, comprei uma caixa pequena para experimentar, ela está quase acabando e comprei uma nova, maior.
Olhando assim, o pastel oleoso lembra um pouco o giz de cera, e dependendo de como você usar, o efeito pode ficar bem parecido. Mas por ser oleoso, se forçar, dá para conseguir uma textura mais uniforme, que de longe, parece pintura. 
Assim como os dois materiais acima, o pastel oleoso não é caro. Então é super tranquilo comprar para testar, sem doer no bolso.
Ah, e como você pinta sem auxílio do pincel, a sua mão fica imunda. Mas sai bem fácil com água e um pouquinho de sabonete.
Geralmente indicado para papel. Quanto maior a gramatura, melhor será, mas nesse caso rola pegar o da impressora para brincar e ver no que dá. Nunca testei em canvas. 


Mais alguém aqui gosta de brincar de pintar? Que materiais vocês usam? Penduram suas pinturas na parede com orgulho?


Em breve volto com a parte 2!

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

8 comentários :

  1. Ai Jú!!!! Mil corações para você! Toda boba e feliz com o post! Eu simplesmente amei, como sempre, você um amor nos passando todas as dicas!
    Adorei saber um pouco mais sobre a tinta acrílica, quando comecei, fiquei na dúvida entre ela e a tinta à óleo, mas acabei optando pela à óleo! Gosto bastante dela. Mas fiquei muito interessada pela acrílica, agora que você falou que ela pode ter também um efeito aquarelado... e eu amo desenhos em aquarela... seria uma economia de material né? Olha que coincidência, comprei hoje para mim um cavalete! =) Estamos em sintonia!
    Muito legal, saber da sua relação com a arte desde cedo, são certos sinais que a vida vai dando para a gente que estamos no caminho certo, não é mesmo? Olha aí, agora você utilizando todas as suas artes de diversas maneiras aqui no blog!
    Parabéns pelo talento!
    Mais uma vez amei o post! =) Vou aguardar a parte 2!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamyres, fico feliz de que você tenha gostado! Fiz o post com carinho! =D

      É verdade, eu acabei juntando todas as minhas manifestações artísticas aqui no blog. Afinal, aqui é o lugar que mais me permite fazer isso, né?

      Eu nunca tive um cavalete, pinto na mesa mesmo. Está gostando do seu? Faz muita diferença?

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Ju,
    Eu que trabalho com crianças e arte, percebo que algumas nasceram para isso, já demonstram grandes habilidades, desde pequenos, costumo dizer que para o desenho, alguns enxergam mais que outros, mas é claro que, como todas as habilidades, pode ser desenvolvida a qualquer momento da vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina,

      acho que quando eu era criança, ninguém percebeu que eu tinha um envolvimento tão forte com a arte. Não era uma criança que desenhasse bem, que chamasse a atenção para isso. Mas hoje, quando analiso meu comportamento na época, percebo que a arte sempre esteve comigo, embora eu só tenha desenvolvido minhas habilidades mais tarde.

      Beijos.

      Excluir
  3. ehola amiga querida!! el arte es para algunos privilegiados ,, muy buenas enseñanzar referentes a las pinturas.deseo que tengas un buen comienzo de semana
    besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho que arte seja para alguns privilegiados. Viver dela com dignidade, talvez. Mas permitir que ela faça parte da sua vida é para qualquer um que se identifique com ela, que se sinta bem em produzi-la.

      Beijos e boa semana para você também!

      Excluir
  4. Oii, Ju!! Você é muito parecida comigo e possuo isso tudo aqui em casa!! Não é a toa que somos Julianas, rsrs!!
    Amante de todos os tipos de arte e moda fashion... Rsrs, adorei a sua dica, viu?

    ResponderExcluir
  5. Que ótimo texto, adorei lê-lo, tanto pela sua preocupação de informar quanto pela delicadeza nas palavras... Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...